
A Vale informou, nesta terça-feira (23), que foi autorizada pela Agência Nacional de Mineração (ANM) a retomar parcialmente as operações a seco do Complexo de Vargem Grande, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As operações haviam sido interrompidas pela mesma agência no dia 20 de fevereiro, para evitar eventuais gatilhos que pudessem comprometer a estabilidade das barragens do complexo.
No mês passado, o nível de segurança da barragem do complexo foi reduzido de 2 para 1, permitindo que 49 moradores das vilas A e Codornas – que fazem parte da Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem Vargem Grande – retornassem para suas casas.
Segundo a Vale, a autorização possibilitará o retorno parcial e progressivo das operações a seco do complexo, totalizando em torno de 5Mt de produção adicional em 2019 e incrementando, como consequência, a oferta do tipo de minério Brazilian Blend Fines (BRBF).
“A Vale reafirma seu guidance de vendas de minério de ferro e pelotas de 307-332 Mt em 2019, anteriormente divulgado, e informa que a expectativa atual é que as vendas se situem ao redor do centro da faixa”, informou a mineradora.