Veganismo é tendência que cresce mundialmente, afirma especialista

Maria Amélia Ávila
mvarginha@hojeemdia.com.br
15/04/2021 às 18:32.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:42
 (Reprodução)

(Reprodução)

Surgido no Reino Unido em 1944 como um estilo de vida, o veganismo tem crescido mundialmente. No Brasil, supermercados e restaurantes já se deram conta da expansão desse mercado. Mesmo sem pesquisas que especifiquem a quantidade de pessoas que deixou de consumir produtos de derivados de animais no país, estima-se que sejam mais de 7 milhões - número expressivo que já apresenta reflexos na indústria alimentícia: 40% de crescimento de linhas veganas.

Nutricionista e mestre em Ciência de Alimentos pela UFMG, Laila Carline Gonçalves Rezende, professora nos cursos de Nutrição e Gastronomia das Faculdades Kennedy e Promove, frisa que os produtos veganos são muito mais caros aqui no Brasil. Porém, feitos em casa, com todos os alimentos frescos, é possível ter uma dieta sem a necessidade de suplementação vitamínica.

Mas, ainda segundo a especialista, é fundamental ter a orientação de um nutricionista na hora de se decidir pela mudança de dieta. Isso porque o veganismo dispensa todos os produtos derivados de animais, como carnes, leite e ovos. Um planejamento com o acompanhamento de um profissional é importante para não ter problemas com vitaminas, minerais e proteínas, essenciais ao corpo humano.

Acompanhe a entrevista na íntegra.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por