Para facilitar a vida de quem escolher utilizar o transporte público para assistir ao jogo entre Brasil e Argentina no Mineirão, na Pampulha, programado para iniciar às 21h30 desta terça-feira (2), a CBTU e a BHTrans divulgaram alterações na circulação do metrô e das linhas de ônibus para o clássico internacional.  

O trânsito e o transporte terão cuidado especial pelos agentes da Unidade Integrada de Trânsito (UIT), que é composta pela BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar. O intuito, segundo os órgãos, é dar facilidade e segurança aos usuários. 

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, os torcedores chegarão e sairão dos jogos por rotas controladas. Além disso, áreas de interdição foram definidas e começam a operar nesta terça. 

Veja toda a programação especial de trânsito e transporte da UIT

desvio

Mapa apresenta síntese de operação integrada

Transporte coletivo

Os torcedores contarão com serviços de transporte especial da Linha 55 (MOVE Mineirão). O serviço terá início três horas (18h30) antes do início do jogo, com partidas da Estação Rio de Janeiro (plataforma 1B), na avenida Santos Dumont, no Centro. 

O desembarque será no Terminal Copa América Norte, na avenida Cel. José Dias Bicalho. As partidas dos ônibus serão monitoradas por agentes conforme a demanda de torcedores na estação.

Após o final do jogo, serão disponibilizados dois terminais Copa América - Norte (avenida Coronel Dias Bicalho) e Sul (avenida Alfredo Camarate), que irão operar a Linha 55 (MOVE Mineirão) para atender a demanda de torcedores após o fim do jogo com destino ao Centro (Estação MOVE Rio de Janeiro). O preço da passagem é R$ 4,50 e o pagamento poderá ser feito também com o Cartão BHBUS.

Outras linhas do serviço regular de transporte coletivo que terão embarque e desembarque na região do Mineirão (nas estações MOVE UFMG ou Mineirão) são:

- Linha MOVE 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais);
- Linha MOVE 52 (Estação Pampulha/ Antônio Carlos – não opera aos domingos);
- Linha MOVE 63 (Estação Venda Nova/ Lagoinha);
- Linha MOVE 64 (Estação Venda Nova/ Assembleia via Carlos Luz);
- Linha MOVE 67 (Estação Vilarinho/Santo Agostinho – via Carlos Luz);
- Linha MOVE 68 (Estação Vilarinho/Lagoinha);
- Linha MOVE 5106 – (Bandeirantes/ BH Shopping);
- Linha MOVE 5107 (Estação Pampulha / Savassi – não opera aos domingos);
- Linha MOVE 5250 (Estação Pampulha/ Betânia);
- Linha MOVE 5401 (São Luís / Dom Cabral);
- Linha MOVE 5550 (Estação Pampulha/Estação Ponto São José);
- Linha MOVE 6350 (Estação Vilarinho/ Estação Barreiro Via Anel). 

Linhas com paradas próximas ao estádio:

- Circulares 503 e 504 (Santa Rosa/ Aparecida/ São Luís);
- Suplementares 53 (Confisco/ Pampulha/ São Gabriel), 54 (Dom Bosco/ Shopping Del Rey).

Rotas de pedestres (Fan Walk)

Os torcedores chegarão e sairão do estádio por rotas exclusivas para pedestres. Eles terão o caminhamento orientado com gradis e sinalização indicativa para os destinos principais – Estádio e Terminal Copa América. 

De acordo com a Unidade Integrada de Trânsito, a organização com gradis garantirá segurança e vai melhorar o fluxo de pedestres no entorno do Mineirão. Confira as rotas:

1. Avenida Carlos Luz – a partir do cruzamento com a avenida Alfredo Camarate até o portão sul do Mineirão;

2. Avenida Cel. Oscar Paschoal com avenida Otacílio Negrão de Lima (rotatória do Mineirinho), seguindo pela avenida Antônio Abrahão Caram até a avenida das Palmeiras (portão norte do Mineirão);

3. Avenida Antônio Abrahão Caram, a partir da portaria do prédio administrativo da UFMG até portão norte do Mineirão;

4. Terminal Copa América, na avenida Coronel José Dias Bicalho descendo pela avenida das Palmeiras.

Pontos de táxi

Avenida Pres. Carlos Luz: avenida Presidente Carlos Luz, entre avenida Alfredo Camarate e rua Conceição do Mato Dentro (em frente a Concessionária 'Sinal'); 

Atrás do Mineirinho: avenida Chaffir Ferreira, entre avenida Otacílio Negrão de Lima e avenida das Palmeiras;

Avenida Abrahão Caram: avenida Antônio Abrahão Caram, a partir da portaria do prédio administrativo da UFMG (sentido avenida Antônio Carlos).

Veículos fretados

A partir de 0h01 nos dias de jogos, áreas de estacionamento serão destinadas aos veículos fretados. Esses locais terão capacidade limitada e a ocupação será conforme a ordem de chegada, sem reserva prévia. 

- Avenida das Palmeiras, entre alameda das Falcatas e avenida Chaffir Ferreira.  

Acesso de veículos e estacionamento restrito

Ainda segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, no entorno do Mineirão será implantada uma área de restrição onde será permitido o acesso apenas de veículos credenciados. 

Os bairros São José e São Luiz terão trechos com restrição de circulação, com permissão de trânsito local para moradores, trabalhadores e comerciantes devidamente credenciados. 

Postos de verificação serão implantados para monitorar os veículos e torcedores para acesso à área de restrição no entorno do estádio. O acesso e a segurança desta área serão controlados pela Guarda Municipal, Polícia Militar e pelos organizadores do evento (equipes da Conmebol). 

A operação de trânsito no entorno do estádio começará a partir da 0h01 no dia do jogo, quando ficará proibido o estacionamento nas vias próximas ao Mineirão. 

Os moradores/comerciantes da região, ainda que credenciados para acesso, não deverão estacionar nas áreas de restrição de estacionamento. A orientação é que os veículos fiquem estacionados nas garagens. 

Desvios

Confira os desvios no entorno do Mineirão:

Veículos na avenida Antônio Abrahão Caram em direção à Orla da Lagoa: avenida Antônio Abrahão Caram, alameda das Acácias, alameda do Ipê Branco, avenida das Palmeiras, avenida Chaffir Ferreira, avenida Otacílio Negrão de Lima...

Veículos na Orla da Lagoa em direção avenida Antônio Carlos: ...avenida Otacílio Negrão de Lima, avenida Chaffir Ferreira, avenida das Palmeiras, alameda do Ipê Branco, avenida Antônio Carlos ou alameda do Ipê Branco, alameda das Acácias, avenida Santa Rosa...

Interdições operacionais na Orla da Pampulha (avenida Otacílio Negrão de Lima)

- A partir das 16h30, na rotatória com a avenida Alfredo Camarate, serão interditadas as aproximações da avenida Dom Orione e da avenida Otacílio Negrão de Lima, ambas no sentido Zoológico/Mineirão. A intervenção tem o objetivo de diminuir o impacto do grande número de veículos na região e melhorar a fluidez da avenida Alfredo Camarate (sentido Carlos Luz / Mineirão) e da avenida Otacílio Negrão Lima (sentido Mineirão / Jardim Zoológico);

- A partir das 16h30, o trecho da avenida Otacílio Negrão de Lima, entre a avenida Cremona e avenida Dom Orione será interditado no sentido Zoológico / Mineirão;

Desvio: avenida Cremona, rua Calábria, rua Expedicionário Paulo de Oliveira, rua Expedicionário Benvindo Belém de Lima, rua Expedicionário Noraldino dos Santos, avenida Alfredo Camarate... 

- A partir das 16h30, a alameda dos Flamboyant será interditada (apenas trânsito local). Desvio pela avenida Chaffir Ferreira ou pela avenida das Palmeiras.

Metrô até mais tarde

A Estação Gameleira do metrô de Belo Horizonte, localizada na região Oeste, funcionará até 0h30 desta quarta-feira (3). Além disso, a CBTU deixará trens de prontidão para entrar em operação, a qualquer momento, caso seja constatada a elevação do número de usuários ao término do evento. Segundo a empresa, a operação especial representará uma oferta superior a dois mil lugares.

A Gameleira foi escolhida pois é a estação de acesso ao Expominas, local onde está montada a Fan Fest oficial Copa América, evento que transmite as partidas da seleção brasileira e traz shows de música nessas datas. 

A CBTU reforçou, no entanto, que as demais estações do sistema seguirão abertas no horário habitual de funcionamento com operação das 5h15 às 23h. 

Nesta terça, os intervalos entre as viagens vão variar de 6 a 8 minutos no pico e de 10 a 15 minutos, nos demais horários. Após as 23h, as composições circularão com intervalos de 25 minutos entre as viagens.