Os blocos de rua que pretendem desfilar no carnaval de Belo Horizonte devem seguir algumas recomendações. Uma delas é a exigência de extintor de incêndio nas áreas do palco e compartimentos que abriguem geradores de energia e aparelhos de sonorização. Assim, cada nível do veículo deverá possuir no mínimo um extintor tipo ABC.

A Belotur informou que os procedimentos indispensáveis a serem adotados pelos blocos de rua que pretendem desfilar com mini-trios, trios-elétricos ou similares são específicas de acordo com órgãos de trânsito estadual e do Corpo de Bombeiros. (confira abaixo)

Assim, a recomendação é que, para o caso de utilização de "Trio Elétrico", "Veículo de Apoio", "Carro Alegórico para Sonorização" ou veículos similares, em via pública, o organizador do bloco deverá providenciar previamente o documento do veículo. A ausência de tais, implicará na aplicação da penalidade e medida administrativa previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

As outras recomendações são referentes ao deslocamento destes veículos. De acordo com a Belotur, no caso dos eventos com risco baixo, eles poderão ficar estacionados e ser utilizados para sonorização ou como palco. Veja abaixo as exigências para mini-trios, Trios-elétrico e similares

De acordo com os órgãos de trânsito estadual:

- Carteira de habilitação correspondente a categoria do veículo;
- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos – CRLV com descrição de trio elétrico;
- Laudo de inspeção veícular emitido por órgãos credenciados pelo INMETRO, atestando as perfeitas condições
mecânicas do veículo e atestando as perfeitas instalações elétricas, assinados por engenheiro mecânico e
engenheiro eletricista juntamente com as respectivas ARTs emitidas pelo CREA;

De acordo com o Corpo de Bombeiros:

- As áreas destinadas à apresentação deverão possuir barreiras nas partes laterais, anterior e posterior do trio
elétrico, que impeçam a queda de pessoas, com altura mínima de 92 cm. É recomendável a adoção dos parâmetros específicos para guarda-corpos, observando a IT 08.