O prazo de pagamento do IPVA de 2015 começa a vencer nesta segunda-feira (19) em Minas Gerais. Os contribuintes que quitarem a parcela única do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2015 terão desconto de 3% sobre o valor total. O pagamento à vista ou parcelado começa a partir das placas com o final 1. Em 2015, o IPVA teve redução média de 3,73% em comparação ao ano passado.

O pagamento pode ser parcelado em até três vezes, com vencimentos em janeiro, fevereiro e março. A tabela foi publicada no diário eletrônico da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF).

Para conferir a tabela de vencimentos clique aqui.

A expectativa é de que o Estado arrecade R$ 3,86 bilhões com o imposto, um aumento de 13,53% no valor emitido em 2014. Dos recursos arrecadados, 40% vão para o Estado e são aplicados em políticas de governo em áreas como educação, infraestrutura e saúde. Outros 40% vão para o município de emplacamento do veículo e 20% para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A projeção do valor do IPVA foi feita pelos técnicos da Secretaria de Estado de Fazenda, com base em pesquisa de mercado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. O cálculo usa como base o valor venal da frota. Em Minas Gerais, o número de veículos sujeitos à tributação do IPVA chegou a 8,67 milhões, um aumento de 470 mil com relação a 2014. Carros movidos a álcool contam com desconto de 30% no IPVA.