O belo-horizontino que teve a sensação de calor acima da média nos últimos meses não se enganou. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Verão de 2019 registrou termômetros além do padrão histórico na capital mineira.

A temperatura esperada era de 28ºC, mas, segundo o especialista Claudemir Azevedo, ficou 2ºC a mais da média, registrando 30ºC. "O calor foi provocado por causa do fenômeno El Niño, e é comum ele deixar as temperaturas mais elevadas", contou.

O meteorologista explicou que o El Niño continuará atuando em BH nos próximos meses e, por isso, o Outono, que começou na noite de quarta-feira (20), também será com temperatura acima da média. Além disso, a capital também deve ter chuva além do esperado para a estação.

De acordo com Claudemir, a média de precipitação para Outono é de 310 milímetros e a temperatura média máxima é de 26ºC e mínima de 17ºC.

Previsão

O meteorologista explicou que para os próximos dois dias é esperado chuva em BH e nas cidades vizinhas. No domingo (24), a tendência é de diminuição das precipitações.

Leia mais:
Vídeo mostra resgate de criança em temporal que alagou prédio de Contagem; fotos revelam destruição
Governo lança novo plano estadual para combate à tuberculose