Os vertedouros das usinas de Cajuru e Gafanhoto, no Oeste do Estado, foram abertos no último sábado (16) para que o volume de seus reservatórios fosse regulado. Ambos pertencem a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Segundo a assessoria de imprensa da Cemig essa é uma operação normal no período de chuvas: "as precipitações verificadas na bacia a montante do reservatório aumentaram a vazão afluente (água que chega ao reservatório), o que torna necessário o aumento também da defluente (água que sai do reservatório)".

 

A Defesa Civil do Estado foi alertada sobre a abertura e monitora a região. Ainda de acordo com a Cemig a todo momento são feitos contatos com representantes do Corpo de Bombeiros, prefeituras, SAAEs e demais empresas que atuam nas margens do rio.

 

"Todos esses contatos têm o objetivo de garantir que a propagação dessa vazão aconteça sem que haja prejuízos para a comunidade ou risco à população. Se porventura o cenário meteorológico apontar a necessidade de uma defluência maior, será feito contato prévio com todos esses representantes para que sejam tomadas as providências necessárias e para que a operação continue ocorrendo de forma segura à toda população ribeirinha", diz o texto.