Viaduto B perde mureta para facilitar acesso do BRT

Raquel Ramos - Hoje em Dia
31/12/2013 às 07:28.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:05
 (Ricardo Bastos/Hoje em Dia)

(Ricardo Bastos/Hoje em Dia)

Poucos meses após o término da obra que alargou em 70 centímetros o viaduto B do Complexo da Lagoinha, no Centro de Belo Horizonte, novas intervenções são feitas no local para adaptá-lo ao sistema BRT, batizado de Move.

A previsão é a de que o novo meio de transporte comece a ser operado no Centro em fevereiro. O viaduto B liga a avenida Antônio Carlos à rua Caetés e às avenidas Pedro II e Olegário Maciel.

Desde a última sexta-feira, a mureta central do viaduto está sendo removida para que os ônibus do BRT que sairão da Antônio Carlos possam ter acesso à Olegário Maciel. Atualmente, apenas os veículos que deixam a avenida Pedro II conseguem acessar o corredor.

A retirada do concreto, de acordo com a BHTrans, deve ser concluída até o próximo domingo. Na segunda etapa haverá a repintura da pista.

Restrição

A mudança ainda não foi divulgada pela BHTrans. Na avaliação do mestre e consultor em trânsito Silvestre de Andrade, é improvável que o novo traçado sobre o viaduto, após a retirada da mureta, possa ser usado por todos os carros, como no passado.

“Há muitos anos, não havia mureta central e os veículos podiam fazer esse entrelaçamento. Com o aumento da frota, a distância ficou curta para que um carro rodasse de um canto ao outro. Por isso, construíram a divisória”, afirma.

Para o especialista, deverá ser preciso instalar um sistema de controle do trânsito, como por meio de radares, limitando a permissão do entrelaçamento a alguns veículos.

Castelo Branco

Obras também são feitas no elevado Castelo Branco, principal ligação entre a região Noroeste da capital e o Centro, interditado desde a última sexta-feira por causa de um afundamento da pista.

A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou que, até a próxima quarta-feira (1º), pelo menos uma pista de cada sentido deverá ser liberada para os carros. A obra completa, no entanto, só será finalizada no fim de semana.

Os motoristas que passam pelo local devem ficar atentos aos desvios que, segundo a BHTrans, estão sinalizados com painéis de mensagens.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por