A concessionária Via 040, que administra a BR-040, anunciou nesta quarta-feira (12) que dará início as obras de duplicação de pontes e viadutos da estrada na altura de Congonhas, na região Central de Minas Gerais.
 
As obras serão executadas ao longo do segundo semestre deste ano. O primeiro passo será a duplicação de todas as pontes e viadutos do segmento. Ao todo, o pacote de melhorias contempla seis equipamentos, inclusive a construção do trevo norte, uma demanda histórica da população de Congonhas. As intervenções eliminarão antigos gargalos e promoverão novos padrões de segurança e fluidez a todos os usuários da BR-040. 
 
Também estão previstos 28,4 quilômetros de obras de adequação da pista, que serão iniciadas após a liberação das licenças, como ambientais, por exemplo.
 
A concorrência para a contratação das empresas que realizarão as obras está sendo conduzida pela Via 040 e a previsão é de que até meados de outubro o processo esteja concluído, para início imediato das intervenções. Todas as obras ocorrerão ao mesmo tempo e tem prazo aproximado de nove meses para a conclusão.
 
“O projeto de modernização da BR-040 prevê um amplo leque de melhorias para a região de Congonhas. Nosso ritmo de trabalho ficará ainda mais intenso assim que o licenciamento ambiental for publicado, com a implantação de novas obras na região, como pistas marginais, acessos, retornos e passarelas, além da adequação das pistas atuais”, explica Tulio Abi-Saber, presidente da Via 040.