Vigilância Sanitária pede mudança na climatização de estoque de alimentos no Ni Hao

Thais Oliveira - Hoje em Dia
02/10/2014 às 19:21.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:26
 (Reprodução/Ni hao)

(Reprodução/Ni hao)

Readequações imediatas na climatização dos ambientes onde os alimentos são preparados terão que ser feitas no restaurante Ni Hao, no bairro Santo Antônio, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. A conclusão consta no relatório da vistoria feita pela Vigilância Sanitária (Visa), nessa terça-feira (30). Apesar do parecer, a Visa informou que não foi necessária a interdição do estabelecimento. O Hoje em Dia mostrou, nessa segunda-feira (29), que dezenas de usuários da rede social Facebook relataram intoxicação alimentar após comer no local.   O problema, conforme afirmaram os usuários, ocorreu, pelo menos, desde o dia 24 de setembro. Há também relatos de quem tenha ido ao restaurante nos dias 25, 26 e 27 de setembro. Entre os sintomas mais citados pelos usuários que tiveram a intoxicação alimentar depois de comer no restaurante estão: diarreia, febre, dores no corpo e vômitos.   A Vigilância Sanitária apontou ainda que existe a necessidade de adequações na parte física do restaurante como “aquisição de mais equipamentos de refrigeração e manutenção ou substituição de armários”. A Visa informou ainda que a Gerência de Epidemiologia (GEREPI) Centro-sul foi acionada para abrir um inquérito para apurar o surto de intoxicação. "Os consumidores foram entrevistados e será feita uma investigação para, se possível, identificar as causas da intoxicação", disse a Visa.   Em uma postagem em sua página do Facebook, o Ni Hao contradiz as informações divulgadas pela Vigilância Sanitária. De acordo com o restaurante, não foi encontrada nenhuma irregularidade nos padrões exigidos pela Visa. Mesmo assim, o restaurante diz que está "tomando todas as providências necessárias para que o fato seja solucionado e, para isso, já realizou, por meio da AGISA - Agência de Gestão Integrada em Segurança de Alimentos - a coleta de amostras de todos os alimentos utilizados no estabelecimento para análise. Vale ressaltar também que o Ni Hao possui contrato com a AGISA, para que consultores especializados apresentem relatórios semanais sobre o padrão dos alimentos comercializados no local”.   O Ni Hao informou que continua funcionando normalmente e que está avaliando todos os casos das pessoas que passaram mal após comer no local. “Para maior agilidade dos atendimentos que envolvem esta situação, pedimos a gentileza de entrarem em contato conosco através do e-mail faleconosco@nihao.com.br”, informa a postagem do restaurante no Facebook.   De acordo com o restaurante, esse foi o primeiro caso de intoxicação alimentar da casa, aberta há 10 anos. “É necessário registrar que toda a preparação, manuseio e condicionamento dos alimentos passam por um rigoroso processo de fiscalização para que todas as normas dos órgãos fiscalizadores sejam cumpridas. Além disso, todos os funcionários do estabelecimento são treinados e capacitados de acordo com o padrão de higiene exigido pela Vigilância”.

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