Escolas e instituições que desejam promover visitas aos órgãos da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte poderão agendar pela internet. De acordo com a PBH, o objetivo da mudança é facilitar o agendamento, pois assim as entidades podem planejar as visitas e atividades a partir das datas disponíveis.

O processo deverá ser feito no Portal de Serviços da Prefeitura da capital (clique aqui). Ao entrar na página, o interessadao deve marcar a opção “Meio Ambiente” (que está abaixo do título 'Serviços por Tema'). Em seguida, escolher o grupo “Zoo-Botânica” e, depois, clicar no subgrupo “Educação Ambiental”. Abaixo vão aparecer todos os locais disponíveis.

Para as escolas e instituições que possuem a Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas) e desejam requerer a gratuidade na entrada, é necessário também enviar os documentos para o e-mail agendamentofzb@pbh.gov.br.

Entre as opções inicialmente ofertadas estão visitas ao Aquário da Bacia do Rio São Francisco, ao Jardim Botânico, ao Jardim Zoológico e ao Parque Ecológico da Pampulha; oficinas do espaço Peixe de Água Doce do Aquário, marcação de sessão de fotografias no Jardim Japonês, marcação de visitas aos roteiros oferecidos pelo Parque Ecológico da Pampulha e visitas às estufas temáticas do Jardim Botânico.