Visitas guiadas ao Cemitério do Bonfim são retomadas; confira a programação do ano

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
31/01/2017 às 11:31.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:38
 (André Brant)

(André Brant)

Quem deseja conhecer a história, curiosidades e detalhes do Cemitério do Bonfim, que dá nome ao bairro onde está situado, na região Noroeste de Belo Horizonte, já pode se programar. As visitas guiadas à necrópole, considerada museu a céu aberto, serão retomadas em fevereiro. O passeio é gratuito e as vagas são limitas. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail e-mail agendaparques@pbh.gov.br ou pelo telefone (31) 3246-5147.

Guiada por uma historiadora, a visita começa às 9 horas e tem duração de cerca de 3 horas, período que os participantes percorrem as quadras do cemitério apreciando o rico acervo que inclui jazigos esculpidos em mármore, granito e bronze, e veem de perto túmulos de personalidades como a Irmã Benigna, e de políticos que marcaram época, como Otacílio Negrão de Lima, Raul Soares e Olegário Maciel.

"Quem for à visita guiada vai encontrar um espaço singular, com um acervo riquíssimo, que não pode ser visto em outro lugar. Também vai conhecer histórias ímpares do ponto de vista etnográfico e religioso, como os túmulos de devoção marginal, aqueles que não são oficializadas pela igreja, além de visitar a sepultura de personalidades políticas", explica a historiadora.

Veja a programação do ano:

19/02; 26/03; 30/04; 28/05; 25/06; 30/07; 27/08; 24/09; 29/10; 26/11 

HistóricoFlávio Tavares / Hoje em Dia/Hoje em Dia

Inaugurado em 8 de fevereiro de 1897, o Cemitério do Bonfim, como é conhecido, é a necrópole mais antiga da capital mineira. O local é fonte de pesquisa de vários profissionais devido a seu acervo histórico, caracterizado por esculturas decorativas de túmulos e mausoléus. Muitas dessas são de autoria de escultores italianos que vieram para o Brasil em fins do século XIX. Em todo o Cemitério, podem ser observadas obras de arte de estilos diversos, desde a Belle Époque e o Art Deco ao modernismo brasileiro.
 
Aplicativo

Outras informações sobre o cemitério podem ser encontradas no "Mapa Interativo do Cemitério do Bonfim", disponível em versão mobile para o sistema operacional Android. No aplicativo, é possível verificar a localização de todas as quadras e alguns túmulos de personalidades históricas com informações sobre a época, a técnica, fotos e o artista que os fizeram.
 
Túmulos mais visitados

• Padre Eustáquio (Quadra 43, Carneiro 312)
• Irmã Benigna – Consagração de Milagres (Quadra 9, Carneiro 145)
• Menina Marlene – Consagração de Milagres (Quadra 36, Carneiro 26)André Brant /Hoje em Dia/Arquivo

Personalidades sepultadas

• Olegário Maciel – Presidente da República (Quadra 18, Carneiro Especial)
• Raul Soares – Ministro da Marinha (Quadra18, Carneiro Especial)
• Bernardo Pinto Monteiro – Senador (Quadra 10, Carneiro Especial)
• Francisco Silviano de Almeida Brandão – Vice-presidente (Quadra 7, Carneiro Especial)
• Benedito Valadares – Governador (Quadra 18, Carneiro Especial)
• Julia Kubitschek – mãe de Juscelino Kubitschek (Quadra 18, Carneiro 51A)
• Carlos Flávio – filho de Carlos Drummond de Andrade (Quadra 28, Sepultura 41)
• Roberto Drumond – Jornalista e Escritor (Quadra 35, Carneiro 317)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por