Aprendemos nos primeiros anos do Ensino Fundamental: Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um militar que integrou um movimento separatista denominado Inconfidência Mineira. Logo após a descoberta do movimento conspiratório, a Coroa Portuguesa condenou os integrantes do grupo separatista e escolheu Joaquim para ser o único a ser morto na praça pública da antiga Vila Rica (hoje Ouro Preto), em 1792.

Por mais que essa história seja reproduzida por livros e professores ao longo dos anos, ainda há muitas dúvidas sobre o homem escolhido para ser o herói da República, homenageado com um feriado no dia 21 de abril. A historiografia sobre Tiradentes e a Inconfidência Mineira é bastante vasta e existem muitas informações controversas sobre o assunto em livros, pesquisas e sites da internet.

Teste seus conhecimentos no nosso Quiz sobre Tiradentes e os inconfidentes e confira os resultados com informações de João Pinto Furtado, professor do Departamento de História da UFMG e autor do livro “O Manto de Penélope”, em que investiga as comprovações históricas ligadas ao movimento nascido na antiga capital das Minas Gerais.