Volta às aulas: disposição e disciplina para afastar o "fantasminha" da recuperação

Michelle Maia - Hoje em Dia
03/08/2013 às 14:39.
Atualizado em 20/11/2021 às 20:38

Emanuela Greco Maia Rodrigues, de 8 anos, retornou às salas de aula na última quinta-feira, mas deixou tudo preparado com antecedência para encarar a última etapa desse ano letivo. De canetinhas coloridas a cadernos novos e até os acessórios de cabelo para compor o uniforme. Assim como a Manu, como é chamada carinhosamente pelos amigos e família, alunos do ensino fundamental e médio, após 15 ou 20 dias de descanso, retornam à escola.

Alguns voltam bem tranquilos, porque aproveitaram bem o aprendizado do primeiro semestre, outros, porém, vão ter que suar a camisa, ou seja, terão que estabelecer uma rotina de estudo com mais disciplina e empenho para dar conta de concluir o ano letivo, sem pendências nas matérias e sem cair na tão temida recuperação.

Aluna do 3º ano do ensino fundamental, e apaixonada pelas aulas de Inglês e de Filosofia, Manu já traçou a estratégia para se dar bem em Matemática, disciplina que a faz ter aquele friozinho na barriga.

“Eu sei que já estou melhorando, mas agora vou pegar firme, parar de conversar em sala, prestar mais atenção às explicações e não ficar trocando bilhetinhos com minhas amigas durante as aulas”, disse, determinada.

E Manu acertou nas resoluções. Quem garante é a professora Mônica Correia Batista, do Dai (Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da UFMG).

“Para recuperar o tempo perdido a criança precisa controlar o próprio tempo, não faltar aula e provas desnecessariamente”, disse. “O aluno deve aproveitar o retorno das férias, quando está descansado, para recuperar algumas matérias e no final não ficar preocupado. Não existe matéria ‘bicho papão’. Sabe aquela matéria mais difícil? Invista nela”, aconselhou.

Durante as férias, Emanuela brincou muito. Foi ao zoológico, levou as colegas em casa, foi ao cinema, passeou para vários lugares diferentes e até conheceu um pouco mais do trabalho do pai Herbert e da mãe Caroline. Mesmo assim, ela ficou ansiosa para voltar às aulas.

“É claro que gosto de brincar e passear, mas não precisava ser tanto tempo. Queria muito reencontrar minhas amigas, os professores e brincar no recreio. Senti muita falta disso nas férias”, afirmou.

Nessa edição, o Programinha preparou um roteiro, com a ajuda de especialistas, com várias dicas. http://hojeemdiardp2.digitalpages.com.br/html/login/93

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