Domingo não é de descanso para milhares de pessoas que decidiram dar início antecipado ao Carnaval 2019 em Belo Horizonte. Só neste domingo (20), estão programados nove ensaios de blocos. Alguns deles aconteceram nessa manhã e outros ainda terão início, em diferentes bairros da capital.

Veja galeria de fotos ao fim da matéria!

No Prado, na região Oeste da capital, o bloco Volta Belchior se uniu à bateria Alucinação para seu segundo ensaio aberto deste ano. Iniciado por volta das 13 horas, o grupo escolheu fugir do calor de 29ºC, de acordo com o Inmet, para treinar em área fechada, na Fábrica, mas com entrada gratuita. 

O bloco, criado em 2016, faz uma homenagem ao músico cearense Belchior, falecido em abril de 2017, aos 70 anos, executando suas músicas em ritmo de samba. Para este ano, a proposta é se apresentar na avenida com mais de 100 integrantes da bateria Alucinação. 

Um dos participantes é o microempresário Fabrício Procópio, de 43 anos, que estreará na tarefa. “Estou aprendendo a tocar nesse que é um bloco que eu já gostava mesmo antes de estar na bateria. É um bloco democrático, de resistência e de muito significado para mim. Conheci minha namorada, que toca na bateria, ouvindo Belchior”, contou.

A saída do bloco acontecerá no sábado de Carnaval, 2 de março, em Santa Tereza, na região Leste de BH. Em 2018, segundo o próprio bloco, a folia levou mais de 50 mil pessoas às ruas do bairro.

O Volta Belchior é formado por uma banda composta por: Sylvio Rosa, Flávio Boca, André Grijó (guitarras e voz) Raissa Uchoa (baixo) Bruno Malagute (teclados) e Rodrigo Carioca (bateria). Sem voz de comando feminina, o bloco promove um concurso que vai escolher a cantora que comandará a banda neste terceiro ano de apresentações. O resultado será divulgado no próximo domingo (27). 

Já a bateria Alucinação tem à frente as regentes Vicky e Laiza, que ministram aulas semanais formando novos componentes para se apresentarem no carnaval.

Leia mais:
Volta Belchior faz primeiro ensaio aberto para o Carnaval neste domingo
Baianas, Funk You e Monobloco ensaiam para o Carnaval neste fim de semana