Uma loja ao ar livre, onde tudo é gratuito. Esta é a ideia da Street Store BH, projeto que, desde 2015, coleta doações de roupas para que os moradores em situação de rua da capital possam escolher as peças que mais lhe agradam. As doações podem ser feitas até o dia 29 deste mês, e a loja será montada no dia 1º de dezembro, na calçada da portaria do Parque Municipal pela avenida dos Andradas.

O projeto foi inspirado em iniciativa homônima realizada na Cidade do Cabo, África do Sul, em 2014. Desde então, a Street Store tem sido replicada em diversas cidades do mundo, incluindo Belo Horizonte, que já realiza a sua 9º edição. A ação pode acontecer mais de uma vez por ano, mas desde o ano passado, sua frequência tem sido anual. 

Street Store

"A ideia é horizontalizar as doações, porque geralmente o ato de doar é muito vertical. O morador de rua recebe o que lhe é dado, sem escolha. Na Street Store, queremos promover esta identifcação visual para trazer a população de rua e convidá-la a escolher as peças que lhe agradam. É uma forma de resgatar a auto-estima destas pessoas e também seus direitos", explica Leonardo Máximo, um dos organizadores.   

Ele também lembra que 90% dos produtos doados vão para homens, pela proporcionalidade da população de rua da capital, então, a prioridade é para doação de roupas e calçados masculinos, e também meias, cuecas, bolsas, mochilas, travesseiros, roupas de cama. Também são aceitos artigos de casa, itens de higiene pessoal, peças femininas e infantis. 

No dia 30 de novembro é feita uma triagem dos itens coletados para que somente aqueles em bom estado sejam disponibilizados. A ação arregimenta de 80 a 100 voluntários a cada edição.  

Caso as pessoas que tenham itens para doar percam o prazo de levar suas doações nos pontos de coleta, é possível levá-las no próprio local da ação, realizada no dia 1° de dezembro, entre 9h e 16h, na calçada do Parque Municipal (avenida dos Andradas). 

Confira abaixo, onde levar as suas doações até o dia 29 de novembro:

Escola de Engenharia da UFMG (Pampulha)
DA Engenharia de Produção (no hall da cantina inferior)

Av. Presidente Antônio Carlos, 6627
Horários: 9h às 18h
Telefone: (35) 98833-1179
E-mail: thestreetstorebh@gmail.com

Loja Fast Frame (Funcionários)
R. Cláudio Manoel, 156 – Loja 3
Horário: Segunda a Sexta de 9h às 18h; Sábado de 9h às 13h
Telefone: (31) 2535-0740
E-mail: bh@fastframe.com.br

Orthocrin Gutierrez (Gutierrez)
Rua André Cavalcanti, 585
Horário comercial
Telefone: (31) 2555-5902
E-mail: marbrustolini@gmail.com

Unique Espaço Infantil (Buritis)
Rua José Rodrigues Pereira, 487
Horário comercial
Telefone: (31) 3378-3605
E-mail: unique@nucleounique.com.br

RB Park Estacionamento (Barro Preto)
Av. Augusto de Lima, 1126
Horário: 24 horas
Telefone: (31) 3047-8032
E-mail: rbparkestacionamento@gmail.com