Um voo com 52 pessoas deportadas do Estados Unidos pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na tarde desta sexta-feira (21). A informação é da BH Airport, concessionária que administra o terminal.

Foi o 19º voo de deportados a chegar a Minas Gerais, desde outubro de 2019, quando o Itamaraty mudou o trato de brasileiros no exterior, reduzindo a burocracia para a deportação dos imigrantes em situação irregular.

Ainda de acordo com a BH Airport, ao todo, 1.063 deportados vindos dos EUA desembarcaram em Confins nesse período, sendo 110 no passado e 953 neste ano.

Deportação

De 2006 a 2019, o Brasil recusou o fretamento de aviões de deportação em massa. Nesse período, o Itamaraty entendia que era necessário analisar caso por caso, permitindo que brasileiros, mesmo em situação irregular, pudessem reverter a deportação ao comprovarem terem laços familiares, filhos ou emprego nos Estados Unidos.

A situação mudou no ano passado. O atual governo brasileiro tem facilitado a deportação de brasileiros, em atendimento aos pedidos dos EUA.