Dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para tratamento da Covid-19, foram inaugurados nessa segunda-feira (19) no Hospital da Fundajan, em Janaúba, no Norte de Minas. A inauguração foi acompanhada pelo governador do Estado, Romeu Zema (Novo).

Durante a visita, o chefe do Executivo estadual também esteve no bloco de UTI do Hospital Regional, que, após a conclusão das obras, terá entrada para triagem e atendimento exclusivos para pacientes da covid-19. Somente este ano, 15 leitos de terapia intensiva foram entregues na unidade hospitalar. 

Além do financiamento das UTI’s do Hospital Regional e, agora, dos leitos da Fundajan, o governo de Minas repassou ao município 12 respiradores, 15 monitores, dois cardioversores e dois ventiladores de transporte, auxiliando, ainda, na abertura de 15 leitos de Enfermaria para tratamento da covid-19.

“Desde o início da pandemia, nosso foco foi fortalecer o sistema de Saúde. Nós mais do que dobramos os leitos de Enfermaria, eram 10 mil e hoje são mais de 20 mil. Fizemos mais ainda com os leitos de UTI, que eram 2.072 (em fevereiro de 2020) e hoje são mais de 4.400 leitos. Compramos os respiradores mais baratos do Brasil, compramos e já estão distribuídas as seringas e agulhas previamente à vacinação. Isso tem contribuído para Minas ter, dentre os estados do Sul e do Sudeste, a menor taxa de óbito da doença”, afirmou o governador.

Também no local, o prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes Santos, destacou o empenho para melhora no sistema de saúde pública no município, que é referência para outros 15 municípios da região.

“Recebemos o sistema de Saúde sucateado e destruído. O Hospital Regional não tinha sequer rede de gás funcionando, o compressor estava queimado há quase um ano. Tinha obra durante 11 meses sem terminar. Agora concluímos as obras com os leitos clínicos de covid e mais 15 leitos de UTI. Hoje estamos completando os 30 leitos de UTI Covid”, concluiu o prefeito.

Ampliação

Desde o início da pandemia, houve aumento de 161% no número de leitos de UTI na macrorregião de saúde Norte, passando de 115 em fevereiro de 2020 para 301 em abril deste ano. Também foram criados 670 leitos de Enfermaria para tratamento de pacientes da covid-19, representando um aumento de 87,7% no mesmo período.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Bacheretti, a intenção do governo é preparar para os leitos para resto do ano, “para não termos que correr na hora que o paciente chega. Temos as resoluções que estão financiando leitos para covid no valor de R$ 1.600 a diária, que vai permanecer mesmo com a queda das internações”, disse o secretário.

Vacinação

Ainda em Janaúba, o governador visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Parteira Maria Neves, onde acompanhou a vacinação de idosos contra o coronavírus. O município recebeu, nessa segunda-feira (19), 2.085 doses do imunizante. 

O estado já recebeu, ao todo, 5,8 milhões de doses de vacinas para a maior operação de vacinação da história de Minas Gerais. O último lote de vacinas contendo 701.200 doses, recebido na sexta-feira (16), foi distribuído a todas as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) em menos de 24 horas. 

(*) Com informações da Agência Minas

Leia mais:
Cidades da Grande BH ampliam vacinação e imunizam idosos de 63 a 65 anos contra a Covid-19
Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em julho; confira calendário
'Parceria' nada boa: Covid e projeções econômicas negativas têm caminhado lado a lado neste ano