Zema se reúne com Fux para discutir negociações sobre acordo após tragédia em Mariana

Rosiane Cunha
rmcunha@hojeemdia.com.br
22/06/2021 às 21:34.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:14
 (Gil Leonardi / Imprensa MG)

(Gil Leonardi / Imprensa MG)

O governador Romeu Zema se reuniu, nesta terça-feira (22), por videoconferência, com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fux, para tratar das negociações da repactuação do acordo sobre a tragédia de Mariana, na região Central.

O CNJ apresentou um conjunto de ações que orientarão o início das negociações entre os governos de Minas e Espírito Santo, União, ministérios públicos Federal e Estaduais, defensorias públicas Federal e Estaduais, Judiciário, as empresas Vale, BHP Billiton e Samarco.

Essa foi a segunda reunião com a presença de Fux e Zema. A primeira ocorreu em 6 de abril. O objetivo das autoridades é costurar umhttps://www.hojeemdia.com.br/horizontes/vale-e-estado-assinam-acordo-de-r-37-6-bilh%C3%B5es-por-trag%C3%A9dia-em-brumadinho-1.823307, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fechado em R$ 37,6 bilhões, com destinação do dinheiro para construção de rodovias, hospitais, escolas.

A barragem da Samarco, cujas donas são a Vale e BHP Billiton, rompeu-se em 5 de novembro de 2015, provocando 19 mortes. Outras 500 mil pessoas foram atingidas ao longo da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, que recebeu milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério, destruiu casas e atingiu o oceano no Espírito Santo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por