Zoológico de BH promove conscientização para combater tráfico de animais selvagens

Hoje em Dia
28/09/2013 às 09:06.
Atualizado em 20/11/2021 às 12:51

O Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH), na avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, Pampulha, está apoiando a Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens. A conscientização é realizada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e pelos conselhos regionais da categoria.

Neste domingo (29), de 9h às 14h, a campanha será divulgada no local. O objetivo do evento é promover a conscientização da população brasileira sobre os problemas do tráfico de animais selvagens e alertar sobre a criação e a manutenção de animais selvagens em ambientes domésticos.

Segundo os organizadores do evento, o tráfico desses animais representa a 3ª maior atividade clandestina no mundo. E movimenta aproximadamente 20 bilhões de dólares, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e de armas.

Durante todo a programação, médicos veterinários e zootecnistas  irão trabalhar voluntariamente. Os profissionais conversarão com o público sobre os perigos do tráfico, características das espécies e outras curiosidades. No evento, serão entregues cartilhas e folders confeccionados para a ação.

Para o diretor do Jardim Zoológico da FZB-BH, Carlyle Mendes Coelho, o evento é uma oportunidade para que as pessoas conheçam e participem da conservação da fauna brasileira. “É importante que a sociedade se engaje nesta campanha, somando esforços às diversas ações que são realizadas rotineiramente pelos jardins zoológicos”, comentou.

Como combater o tráfico

O tráfico só existe porque há compradores. Para denunciar a venda e a criação ilegal de animais selvagens, entre em contato, de forma gratuita e sigilosa, com a Polícia Militar Ambiental do Brasil pelo número 190 ou ligue para o batalhão de seu estado. Mais informações podem ser obtidas pelo site.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por