Influência das eleições

Publicado em 25/07/2018 às 06:00.Atualizado em 10/11/2021 às 01:35.

A greve dos caminhoneiros fez a economia voltar alguns degraus no processo de retomada, que já estava difícil. Além de comprometer o potencial de crescimento deste ano, mexeu negativamente com as expectativas, o que também afeta o desempenho futuro e pesou bastante na inflação. 

Poucas semanas atrás se contava até com uma variação este ano abaixo do piso da meta, que é 3%. Agora, o Banco Central já elevou a projeção para 4,2% e o presidente da instituição, Ilan Goldfajn, admite que há uma possibilidade maior de ficar até acima da meta do ponto central, que é 4,5%. Nesse sentido, o dólar também pode influenciar bastante. Dólar que tem refletido muito o ambiente de maior incerteza no exterior, com as ameaças de guerra comercial e previsão de alta mais forte dos juros nos Estados Unidos; e também de incertezas quanto às eleições. 

Ciro Gomes atrás de Marina, com possível segundo turno entre ela e Bolsonaro, afastaria, segundo a leitura do mercado, a possibilidade de vitória de um candidato de extrema esquerda ou com postura mais populista na gestão da economia, que só reforçaria a piora das projeções. O próprio presidente do Banco Central também salientou a importância das reformas, do ajuste fiscal, para se consolidar um quadro de inflação baixa no longo prazo. 

O governo até renovou a aposta nessa tendência, ao fixar a meta de 2021 em 3,75%, com reduções anuais até lá. Mas, no atual contexto, a previsão para 2019 é de inflação mais alta que a deste ano, com provável elevação da taxa básica de juros, não só pelas pressões de curto prazo, mas também pelo dólar mais alto e pelo desequilíbrio fiscal, que só será revertido com muito esforço. 

Os rumos da economia estão atrelados ao resultado das urnas, já que o atual governo não consegue avançar com a agenda econômica da forma esperada e está tendo de lidar com um ambiente econômico bem pior do que se previa.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por