Logotipo Hoje em Dia

Redação: (31) 3253-2207

Terça-Feira,30 de Abril

InfoVarejo busca a volta por cima do comércio; Congresso quer reverter números negativos

Paula Coura
pcoura@hojeemdia.com.br
27/03/2017 às 08:52.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:54

Uma aula sobre como potencializar as vendas no varejo. Essa é uma das propostas do Congresso InfoVarejo, que será realizado nesta terça-feira (28), em Belo Horizonte, pela primeira vez. O objetivo é discutir com empresários questões temáticas relacionadas ao setor.

Em 2016, as vendas no setor varejista recuaram 6,2% no país, em relação a 2015. Em Minas, a queda foi de 2,8% no ano passado, também em comparação a 2015.

Gabriel Junqueira, coordenador do Congresso InfoVarejo, diz que as palestras e painéis a serem apresentados durante um dia intenso de debates foram pensados para que os proprietários de empreendimentos varejistas possam reverter os números negativos de vendas no Estado.

Segundo ele, muitas das habilidades requeridas para a boa gestão dos negócios não são divulgadas com facilidade e, nesse sentido, as palestras funcionam como “aulas” aos congressistas.

“Não é novidade para ninguém que o comércio está sofrendo muito com a recessão em nosso país. O congresso vem para fortalecer o setor, levando informação sobre como maximizar os lucros, com base em cases de sucesso de empresários do ramo varejista. Também haverá um momento para troca de informações entre os participantes”, afirmou.

Durante o dia de palestras, serão apresentadas sugestões de como treinar a equipe de vendas, qual a melhor maneira de etiquetar o estoque e como controlar o fluxo de mercadorias. Informações que, segundo Junqueira, são essenciais no varejo. “É uma capacitação específica, que conta com a ajuda de quem trabalha no setor”, observou.

Segundo ele, a proposta do congresso segue a tendência das grandes feiras internacionais como NRF em Nova York e Euro Shop, em Dusseldorf, na Alemanha.

“Foram cerca de 400 inscrições oferecidas, e cerca de 350 dos participantes têm o próprio comércio. Diferentemente do que acontece em outros modelos, a intenção é agregar vários setores, como o de supermercados, moda ou construção, para o debate. É o primeiro congresso em Minas com esse formato”, pontua Junqueira.

Programação
xperiência do cliente nas lojas, oportunidades de crescimento na crise além das mudanças no setor e o futuro dos meios de pagamento serão alguns dos temas abordados no encontro.

“Por ser em Minas, com a participação massiva de empresários mineiros, era importante que os palestrantes fossem do Estado, para gerar essa identificação com o participante. Serão histórias inspiradoras e reveladoras”, garante Junqueira.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por