Um espaço de coworking voltado para o segmento de moda e beleza e que aposta na criatividade e no trabalho colaborativo. Trata-se do Nu Ideias, ambiente recém-inaugurado e que começa a receber costureiras, estilistas, estudantes de moda e outros profissionais. O empreendimento está localizado no bairro Concórdia, região Nordeste da Capital.

“Queremos ser um centro de criatividade e não apenas um local com máquinas”, define a criadora e supervisora do Nu Ideias, a consultora de imagens Tânia Araújo. 

Para isso, foi criado espaço para palestras e sala de aula, uma “revistoteca”– espécie de hemeroteca com publicações de moda e design – e ambientes abertos que poderão comportar feiras, bazares e desfiles de moda.

A ideia de criação de um coworking segmentado para o mundo da moda surgiu quando Tânia percebeu que a maioria dos profissionais não tinha nem espaço, nem noção de como se estabelecer de forma autônoma e sustentável. 

Aluna e instrutora do Senac durante quatro anos, Tânia cansou-se de ouvir queixas de pessoas que não tinham um ateliê ou sequer um mínimo local adequado para o trabalho ou sofriam pela falta de equipamentos e ferramentas.

Nesta primeira fase, o Nu Ideias vai disponibilizar máquina de overlock, máquina doméstica de costura, mesa de corte, moldes, além de ferramentas e utensílios de costura.

Capacitação
Paralelamente ao trabalho, o Nu Ideias vai oferecer coaching para o direcionamento profissional, e também aulas de empreendedorismo. “As pessoas não sabem analisar o mercado nem interpretar tendências”, esclarece Tânia Araújo.

Assim que estiver consolidado, o objetivo é fortalecer o relacionamento com os profissionais trocando ideias, sugestões e projetos. “Chamem de escambo, troca ou permuta, mas nosso objetivo é fortalecer o networking com cada profissional oferecendo o que tem de melhor”, adianta a idealizadora.

Tânia Araújo também informa que o local abrigará especialistas em beleza, que poderão levar seus clientes para sessões de maquiagem, e também cabeleireiro. Tânia, que atua como consultora de imagem, sabe que as atividades se complementam.

O espaço pode ser alugado por mês, semana ou apenas por um dia. A ideia é trabalhar de forma colaborativa com todos dividindo as tarefas, o que vai reduzir os custos. “Nas palestras, a ideia é que cada um traga seu lanche em vez de embutirmos o valor do lanche nos custos”, sustenta Tânia Araújo.

Serviço
Nu Ideias - Espaço Colaborativo 
Rua Iguassu, 732 - Concórdia.
Funciona de segunda a sexta-feira de 9 às 22h. Aos sábados de 9 às 13h