Uma audiência online realizada nesta quinta-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais oficializou a distribuição do tempo da propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV para os candidatos a prefeito de Belo Horizonte.
De acordo com as regras (a representação dos partidos na Câmara dos Deputados, em Brasília e o percentual de votação em respeito à cláusula de desempenho - 1,5% no pleito deste ano), a maior fatia do tempo ficou com João Vítor Xavier (Cidadania/DEM/PTB/PMN/PODE/PSC/PL/PSB/PSL): 3min46 nos dois programas diários de 10 minutos cada, além de 13 minutos nas inserções de 30 segundos ao longo da programação. A exibição começará no dia 9, e prosseguirá até 12 de novembro.
A coligação que apoia o atual prefeito Alexandre Kalil (PSD/ MDB/DC/PP/PV/REDE/AVANTE/PDT) vem em seguida; respectivamente, com 2min46 e 11min - o cálculo leva em conta o tempo proporcional de cada legenda. Nilmário Miranda (PT) é o único outro a ter mais de um minuto nos programas. No outro extremo estão Fabiano Cazeca (Pros) e Rodrigo Paiva (Novo), que terão apenas 14 segundos para mostrar suas propostas.
Os candidatos Bruno Engler (PRTB), Cabo Xavier (PMB), Marília Garcia Domingues (PCO) e Wanderson Rocha (PSTU) não terão tempo de TV e rádio, já que suas legendas não atingiram a votação mínima exigida pela cláusula de desempenho.
Tempo diário
Programa Inserções (**)
João Vítor Xavier (Cidadania) 3min16 13min
Alexandre Kalil (PSD) 2min46 11min
Nilmário Miranda (PT) 1min04 4min30
Lafayette de Andrada (Republicanos) 38s 2min30
Luísa Barreto (PSDB) 37s 2min30
Wendel Mesquita (Solidariedade) 19s 1min
Áurea Carolina (PSOL) 16s 1min
Wadson Ribeiro (PCdoB) 16s 1min
Marcelo de Souza e Silva (Patriota) 15s 1min
Rodrigo Paiva (Novo) 14s 1min
Fabiano Cazeca (Pros) 14s 1min
Bruno Engler (PRTB) sem tempo
Cabo Xavier (PMB) sem tempo
Marília Garcia Domingues (PCO) sem tempo
Wanderson Rocha (PSTU) sem tempo
(**) sempre de 30 segundos cada, ao longo da programação