Livraria sem vendedor: novo conceito permite leitor escolher livro e pagar sozinho

Paula Machado
05/07/2019 às 20:16.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:25
 (Luiza Nader/Divulgação)

(Luiza Nader/Divulgação)

Um novo conceito de livrarias chega às regiões metropolitana da capital e Central de Minas: a Peg&Pag, totalmente sem vendedores, em que o comprador escolhe sozinho as obras que gostaria de levar para casa e, ao deixar a loja, paga o valor único de R$ 10 por livro. 

A primeira cidade mineira a receber a iniciativa, no dia 1º de junho, foi Betim, na Grande BH. O centro comercial escolhido foi o Monte Carmo Shopping, no bairro Ingá Alto. 

Na sequência, Belo Horizonte teve uma loja inaugurada, no dia 12 do mesmo mês, no Shopping Minascasa, localizado na regional Nordeste da capital. E em julho será a vez de a vizinha Sete Lagoas ser contemplada.

Cada unidade da marca tem uma média de 5 mil a 7 mil exemplares. O mix de gêneros é eclético, abrangendo de romance a ficção, adulto ou infanto-juvenil, até especializados do direito e da administração, por exemplo. A exceção é relativa a lançamentos e aos mais vendidos do momento, não disponíveis.

Os títulos são repostos quinzenalmente, e a média de vendas é de 3 mil a 5 mil volumes por mês. Com a loja do Minascasa, a expectativa é faturar por volta de R$ 25 mil mensais. Outras sete unidades no mesmo modelo estão previstas para a Grande BH até o fim de 2019. 

O projeto existe há um ano e foi testado em Curitiba, no Paraná, município em que está instalada a sede da distribuidora Top Livros, responsável pela criação da rede de livrarias. O Estado de São Paulo foi o segundo a hospedar o empreendimento.

A opção de dispensar recursos humanos na unidade física é uma estratégia para realizar o comércio a valores populares, incentivando a leitura e dando vazão ao saldo de editoras.

De acordo com o gerente comercial da Top Livros, Jorge Gonzaga, a recepção do público mineiro tem sido “a melhor possível”. “As pessoas gostam muito da novidade, do processo diferente do que estão acostumados, e transmitem gratidão pela confiança”, diz.

Um fato curioso que aconteceu em BH, ainda nas primeiras semanas de implementação das loja, foi um consumidor levar um livro, deixando apenas metade do valor e um bilhete explicando que pagaria o restante no dia seguinte. A promessa foi cumprida, acompanhada de um novo aviso por escrito.
No entanto, a honestidade não é unânime entre os frequentadores das unidades da nova rede. Conforme Gonzaga, a cada 20 livros colocados à venda, um é furtado.

Porém, o maior entrave relatado pelo executivo comercial para a expansão da livraria em território mineiro é o fato de os centros comerciais serem reticentes quanto ao conceito da marca, mais conservadores do que via de regra em outros Estados. 

“É um negócio diferente, bem como a negociação com o shopping é diferente. Pagamos um percentual das vendas, não os aluguéis”, explica.

SERVIÇO:
Peg&Pag
Endereços: Minascasa (Avenida Cristiano Machado, 3411 - Ipiranga, BH) / Monte Carmo Shopping (Avenida Juiz Marco Túlio Isaac, 1119 - Ingá Alto, Betim)
Site: https://www.toplivros.com.br/

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por