Desde que surgiu no canal de TV paga, uma avalanche de críticas caiu sob o colo da chef e nutricionista Bela Gil. Isto por causa das invenções gastronômicas da moça em seu programa no GNT, o “Bela Cozinha”. Adepta da alimentação macrobiótica, a filha de Gilberto Gil vem mostrando criatividade para montar pratos ditos saudáveis, como a já célebre melancia grelhada, que virou meme na internet.

Polêmicas à parte, fato é que o livro de Bela – homônimo ao programa –, está no topo da lista dos mais vendidos de sites como o amazom.com.br. A conquista, no entanto, não foi por acaso: a culinária saudável tem atraído cada vez mais pessoas preocupadas em melhorar a alimentação e, consequentemente, a saúde.

Iniciativas globais, como a declaração da Consumers International, também reforçam a questão. Recentemente assinado pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), o documento alerta para os perigos e consequências de uma dieta desbalanceada e clama por políticas públicas que garantam uma comida mais saudável.

Aposta

De olho no filão iminente, empresários belo-horizontinos também entraram na onda e têm apostado as suas fichas num cardápio mais verde. Caso das amigas Patrícia Saggioro, 28 anos, Laura Gondim, 28, e Marcela Machado, 29. Especialistas em nutrição e gastronomia, as três abriram, há um ano e meio, a Casa Amora (rua Paraíba, 941, Savassi), onde o carro-chefe é a boa alimentação. “Muitos entortam o nariz antes mesmo de provar uma refeição mais saudável. Por isso, investimos também no sabor e o retorno tem sido positivo”, comemora Patrícia.

Aconchegante, charmoso e descolado, o restaurante disponibiliza, de segunda a sábado, um leque de opções de saladas, acompanhamento e carne – tudo sem usar qualquer tipo de fritura.

Sem desculpa

Se a ideia é adotar um estilo de vida mais saudável, mas falta disposição até para comprar alface, anote aí uma dica: deliveries. Sim, dá para adquirir uma dieta balanceada sem precisar mover uma palha. No Gourmet Delivery BH, por exemplo, o cliente pode negociar a customização do prato. Então, nada de tardar a decisão.

Também há cerca de um ano e meio no mercado, Heloisa Rolim, 55 anos, uma das proprietárias do local, conta que investiu na proposta após comer uma refeição de pronta entrega na casa do irmão, em São Paulo. “No início, pensei que a ideia não ia pegar em Belo Horizonte, mas fizemos uma pesquisa e descobrimos que era um nicho a ser explorado”, afirma.

Feitos com sal marinho e farinhas funcionais, os pratos da casa não contêm fritura e são montados por uma nutricionista, além de vir com informações a respeito da quantidade de calorias contidas neles. O estabelecimento atende a região Centro-Sul da capital e a área hospitalar da cidade, de segunda a sexta-feira.

Modelo plus size aprendeu que ‘qualidade de vida só é adquirida a partir da alimentação’

Karoline Mariana, 24 anos, até teria motivos para se conformar com o estilo de vida que levava. Afinal, como modelo plus size, estar acima do peso não chegava a ser um problema de tirar o sono. “Mas a importância de uma alimentação saudável vai muito além da estética. Qualidade de vida só é adquirida a partir da alimentação, por isso, é importante aprender a comer alimentos saudáveis. Somente desta forma conseguiremos ter longevidade”, afirma a moça.

No entanto, chegar a ter esta consciência de hoje, para Karoline, não foi, assim, tão fácil. “Já tentei fazer dietas radicais, sem sucesso e com a recuperação do peso em pouco tempo, porque não pensava em mudanças de hábitos, só em resultados rápidos”, conta.

Modelo plus size e qualidade de vida

“Muito além da estética”, garante a bela Karoline Mariana (Foto: Eugênio Moraes)

Virada de vida

O estopim para a mudança de estilo de vida só veio em fevereiro deste ano, quando a saúde deu alardes de que não estava indo muito bem. “Estava tendo muitos problemas ocasionados pela má alimentação aliada ao sedentarismo. Acordava todos os dias com um inchaço muito grande nos olhos e no corpo, sentia azia, má digestão e enjoos com frequência”, recorda.

Há pouco mais de três meses fazendo acompanhamento com endocrinologista, a jovem revela que conseguiu eliminar quase 16 quilos, além de ter tido vários outros benefícios.

“Os exames que fiz apontaram uma intolerância à insulina, o que poderia ocasionar uma diabetes. Graças às mudanças, já não tenho mais os incômodos que tinha antes. Além disso, estava me sentindo muito incapaz fisicamente, porque não tinha mais fôlego para nada, e até isso mudou. Mesmo não fazendo exercícios regularmente, o meu condicionamento físico já melhorou muito. Vou levar esses hábitos para o resto da vida”, assegura a jovem.

‘Uma dieta possível de seguir para o resto da vida’

Uma vida inteira insatisfeita com o corpo. “Sempre fui meio gordinha e, então, fazia diversas dietas da minha cabeça. Mas, claro, não conseguia segui-las por muito tempo, ficava com fome”, reconhece a estudante de engenharia Tamires Ribeiro, 22 anos. Enquanto permaneceu com a mentalidade de que apenas precisava se adequar aos padrões estéticos ditados pela sociedade, ela não conseguiu os resultados que tanto almejava.

O principal responsável pela verdadeira mudança responde pelo nome de Caio e tem apenas seis meses. “Engordei 20 quilos na gestação. Nas primeiras semanas de vida do meu filho, eliminei logo dez quilos, mas ainda não era o que queria. Foi então que busquei por uma nutricionista, que me mostrou que os nutrientes que absorvo vão todos para o Caio por meio da amamentação”.

Tal mãe, tal filho

Consciência renovada, hábitos novos. “Não como carboidratos que contêm glúten e cortei a fritura. Agora, a minha dieta inclui muita vitamina, sucos verdes, proteínas e saladas. Também me preocupo com a papinha do Caio; procuro não colocar nada de gordura e pouquíssimo sal. Quero que ele cresça se alimentando de forma saudável”, afirma Tamires.

Tamires mudou a alimentação de Caio

O pequeno Caio fez Tamires mudar tudo na alimentação (Foto: Ricardo Bastos)

Resultados

Passados cerca de três meses desde o início da dieta, Tamires afirma, que já perdeu aqueles 20 quilos que ganhou durante o período de gestação. “Agora quero perder mais nove e com certeza vou conseguir, porque a nutricionista criou uma dieta possível de seguir para o resto da vida”.

 

Ponto a ponto

Para o nutricionista da Be Light Estar Bem, Felipe França, a receita de uma alimentação realmente saudável deve conter dois ingredientes básicos: força de vontade e orientação profissional.

Mitos

Alimentação saudável é cara: “é possível fazer uma refeição com alimentos a preços acessíveis, sim”.

Hábitos saudáveis/dieta saudável: “hábitos bons não vão prejudicar, mas uma dieta personalizada é transformadora”.

Mudanças radicais são positivas: “a informação está em todo canto, mas a pessoa tem que saber selecionar o que vai comer. É preocupante a adoção de dietas severas, pois pode causar alergias e a pessoa pode passar mal”.

Verdades

Individual: “a dieta deve ser montada de acordo com cada metabolismo, pois o que faz bem para um, pode não fazer bem para o outro”.

Decisão: “se não for uma decisão pessoal e a pessoa não tiver a consciência dos proveitos de uma alimentação saudável, a nova dieta não vai durar muito”.

Orientação: “somente um profissional capacitado pode passar uma dieta segura e saudável e de acordo com a necessidade da pessoa”.

Curiosidades

Uma das maiores polêmicas envolvendo Bela Gil foi a criação da melancia grelhada para um churrasco vegetariano. Em entrevista ao site UOL, ela disse que foi a coisa mais ingênua que fez na vida e que não sabia que ia virar a loucura que virou. Veja a receita:

Ingredientes

¼ de melancia cortada em fatias de 2cm de espessura

Azeite a gosto

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Bezunte a melancia com azeite e polvilhe um pouco de sal e pimenta. Coloque na grelha quente por três a cinco minutos de cada lado. Acesse o link aqui.

Melancia grelhada da Bela Gil

(Foto: GNT/Divulgação)

Outra ideia de Bela Gil que rendeu muitos comentários na web foi os alimentos que escolheu para o lanche escolar da filha. Tudo porque a moça colocou banana da terra, batata doce e granola na merendeira. O episódio ocorreu em maio, quando Bela postou no Instagram uma foto da lancheira. Em seu blog, como resposta aos comentários, ela disse que acredita que é possível mudar o mundo através da alimentação. “São esses valores que quero passar para a minha filha no dia a dia”, completou.


A merendeira da filha da Bela Gil

(Foto: Instagram/Reprodução)


No Bela Cozinha, os famosos também fazem parte da atração e, muitas vezes, são bem sinceros em relação às sugestões da apresentadora. Veja a reação de Arlindo Cruz quando a moça ofereceu uma receita com azeite de dendê e pipoca, clicando aqui.

Assista como seria um episódio da Bela Cozinha na versão do Porta dos Fundos: