Tilda Swinton viveu Orlando no cinema e usou camisa de laço

 

 

 

O que acharia Tilda Swinton do look (com camisa listrada e laço no pescoço) da Apartamento 03 se visse o mesmo nas araras ou na passarela da marca mineira durante o São Paulo Fashion Week? Certamente iria amar. O look da Apartamento 03, no caso, foi inspirado no personagem Orlando, um dos papéis mais significativos na carreira da atriz para o cinema.

Escrito por Virginia Woolf, Orlando é jovem de família inglesa e que acorda com corpo de mulher na Turquia. Em viagem a Londres, mais precisamente saindo da exposição de Alexander McQueen, o estilista Luiz Claudio se deparou com a capa da Vanity Fair com Caitlyn Jenner e se lembrou de Orlando. “E se ele (Orlando) me encomendasse um guarda-roupa?”. A resposta para tal questionamento originou a coleção do inverno 2016 da Apartamento 03.

 

Luiz Claudio criou a estampa de flor que ele apelidou de Orlando. Recortada em pedaços, a padronagem foi usada para decorar tecido off White e preto nos primeiros looks do desfile. Depois, ele bordou as costuras da lã blocada no blazer: pedra em cima de canutilho, um primor.

A tal camisa usada por Tilda foi criada com interferências nas mangas e laço enorme. À medida que a coleção avança, a requintada alfaiataria dá lugar a jacquards de seda e bordados de canutilho, que depois de prontos ainda ganham aplicação de fitas fazendo contornos.

O casaco preto bordado e rebordado de canutilhos é um luxo, assim como o vestido (segurei as peças no camarim e conferi como a mesmas são pesadas). Como novidade na coleção, lã de opaca em um dos looks de casaco de decote V com calça mais curta (ambos no preto.“A coleção é especial porque o personagem é especial”, justificou com modéstia o estilista que consegue como poucos transformar a superfície da roupa, deixando-a absurdamente elegante.