Imagina a cena: primeiro você usa o hidratante, na sequência, protetor solar, primer e base. Que tal deixar todos os produtos de lado, pular essas fases e partir para um cosmético que reúna benefícios em um único frasco? Assim, nasceu o BB Cream, abreviatura para beauty balm (beauty balm (bálsamo de beleza) ou blemish balm (bálsamo de imperfeições). Conhecido como produto multifuncional, segundo Willians Santos, maquiador da Clinique no Brasil, o BB Cream está disponível no mercado nacional há algum tempo. O sucesso do produto originou híbridos: CC Cream e DD Cream. Em comum, agregam tecnologia de ponta, deixam a pele bonita e foram criados para facilitar nossa vida. “A mulher de hoje procura praticidade. Quer ficar bonita sem gastar muito tempo e ficar passando “n” produtos”, considera Willians, que recomenda a aplicação de um pó com filtro solar ao longo do dia para manter a cobertura e o efeito protetor do BB Cream.

Cuidado e tratamento

Criado na Alemanha com o intuito de acalmar e regenerar a pele sensível (além de disfarçar vermelhidão e cicatrizes) de pacientes que tinham se submetido a tratamentos dermatológicos, o BB Cream, segundo a gerente de Comunicação Científica da La Roche-Posay Barbara Gurgita, evoluiu para outros produtos de letrinhas mágicas: o CC Cream (Color Control Cream), que tem ainda antioxidantes e agentes clareadores, e DD Cream (Daily Defense Cream), com hidratação mais pesada e que pode ser usado no rosto e no corpo como autobronzeador. “Não existe restrição de uso para esses produtos”, diz Barbara, acrescentando que a escolha deve ser feita de acordo com a necessidade da pele. Para quem tem melasma, por exemplo, existe a indicação do CC Cream, que além de camuflar as manchas, tem ação de clarear as mesmas”, acrescenta Barbara. Ela destaca a importância de procurar um dermatologista antes de se aventurar nas compras de produtos para a pele.

Ritual de beleza

Para Willians Santos, o CC Cream da Clinique é excelente para corrigir a tonalidade da cútis e deixar a pele radiante, porque o produto tem difusores ópticos. “O BB Cream corrige, protege e dá um efeito mate para a pele”. Barbara acrescenta que a escolha vai depender da associação das características do produto com o tipo de pele.

O maquiador considera imprescindível seguir um ritual de limpeza da pele, no caso, os três passos da Clinique, que leva em conta sabonete específico para cada tipo de pele, loção esfoliante e hidratante. “Antes da maquiagem, a preparação da pele é fundamental para o resultado final ficar perfeito”, acrescenta.

Para blindar a cútis contra efeitos externos, controlando umidade e oleosidade, a última novidade, divulgada no 70° Congresso Brasileiro de Dermatologia, que aconteceu em São Paulo, de 5 a 8 deste mês, é a molécula airlicium. Ela foi descoberta e utilizada pela Nasa para capturar poeira estelar, segundo Barbara. A molécula possui 99% do seu tamanho de ar e é capaz de absorver até dez vezes do seu tamanho. A sílica, por exemplo, material usado em produtos para controle de oleosidade e protetores solares, absorve até três vezes o seu tamanho. Da La Roche-Posay, o protetor Anthelios apresenta as micropartículas encapsuladas com 99% de ar, com opção de cor ou não.