Mini Salão de Moda apresenta esquenta para o Carnaval

Lady Campos - Hoje em Dia
09/02/2015 às 18:09.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:58
 (Divulgação/VAC)

(Divulgação/VAC)

A moda reinventada pelo viés artístico. Esse é o mote do Mini Salão de Moda do Verão Arte Contemporânea (VAC), que vai reunir nesta terça e quarta (10 e 11/02), das 14 às 18h, na Casa Una, cerca de 20 designers (de roupas, acessórios, objetos de decoração, etc), em sua maioria jovens que criam produtos diferenciados. O evento é gratuito.

“A ideia é homenagear o salão de arte e apresentar uma moda que foge ao circuito de tendências. São designers que focam, por exemplo, na criação de estampas exclusivas ou se inspiram na arquitetura. Às vezes, são produtos ancorados no artesanato e em novas formas de criação e materiais inusitados”, descreve um dos integrantes do Grupo Oficcina Multimédia (organizador do Mini Salão), o ator e figurinista Jonnatha Horta, que também vai levar para o evento roupas infantis criadas por ele. “São peças em algodão, com grande mistura de estampas e com moldes ousados. Proponho, por exemplo, vestido longo para crianças”, cita Horta.

Ele enfatiza que o Mini Salão não tem formato engessado. “Primeiramente, porque a Casa Una tem um mobiliário e a ideia é organizar o espaço como se fosse uma instalação. Quem for ao evento verá marcas novas, produtos únicos e também designers trabalhando”, faz o convite.

Figurinhas tarimbadas no Mini Salão, as estilistas Virgínia Barros (que assina marca homônima de calçados) e Morgana Marla (da marca Duotone) foram convidadas para fazer parte do evento. Os outros designers foram selecionados através de uma curadoria. No site http://veraoarte.com.br/2015/ a lista completa. Aqui uma prévia.

A designer Ana Maria Paiva, da Benedita Acessórios, vai expor colares, pulseiras, brincos e acessórios de cabeça que resgatam técnicas artesanais de macramê, crochê e bordados. As peças fazem parte da coleção Nova (verão 2015) e da coleção Folia (de Carnaval) e custam de R$ 20 a R$ 150.

Na marca Solo, de Isabela Solo, quimonos (em sua maioria), saias, croppeds, coletes e acessórios coloridos e irreverentes. Roupas custam de R$ 70 a R$ 200, e acessórios estão na faixa de R$ 20 a R$ 40.

As sócias Bárbara Monteiro e Camila Catizanni criaram há um ano a Molett, marca que leva a sério o conceito “slow clothing”. O carro-chefe da Molett é o moletom, utilizado como metáfora do conforto e na criação de peças que podem ser usadas o ano inteiro. A Molett não trabalha com coleções datadas e apresenta camisetas, vestidos, casacos, carteiras e mochilas. Os preços dos produtos varia de R$ 70 a R$ 200.

Caixas em MDF; colagens com arte pop e fotografias; decoupagem em luminárias e garrafas sintetizam o trabalho de Douglas Esteban para a marca Contos de Arte, que tem dois anos de mercado. Preços de 25 a R$ 50.

A marca Galeria vai levar suas camisetas em algodão orgânico, com estampas impressas em serigrafia e linguagem urbana. As peças fazem parte da coleção “Dear Vicente”, inspirada nas cartas de Van Gogh ao seu irmão Theo e é composta por seis modelos de camiseta (que custam de R$ 70 a R$ 80).

No mercado desde 2010, o ilustrador Matheus Gumieri customiza tênis com conceito “pise como quiser”. Com sua marca “Torta de Elefantes”, também cria luminárias (de mesa), além de camisas e vestidos. Média de preço: R$ 75. 

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