Você sabia que a barba tem uma data especial só pra ela? O Dia Mundial da Barba é comemorado em todo o mundo no primeiro sábado de setembro, que este ano será dia três. 

Os rituais de cuidado com os pelos da face variam entre os homens. Há os que prefiram usar o rosto lisinho, outros apenas aparam os pelos, há também a famosa barba "por fazer" e aquelas no maior estilo viking. Para manter o estilo, alguns preferem raspar em casa, outros vão às barbearias e, alguns, até depilam.

Para quem ama os pelos no rosto, o barber Edimar Torres, fundador da Barbearia Torres, dá algumas dicas que podem ajudar a manter a barba mais bonita e saudável. Confira!

 
1- Evite coçar
 
Ficar coçando a barba pode gerar pelos encravados, que atrapalham o crescimento dos fios. Para conter o incômodo, uma alternativa é usar produtos pré e pós-barba, além de esfoliantes e hidratantes.

2- Aproveite o pós banho para desenhar os contornos do rosto

Com uma lâmina ou máquina utilize o pós banho para desenhar os contornos do rosto. A água quente abre os poros, amolece os fios e facilita o deslizar da lâmina. Outra alternativa é usar uma toalha molhada em água quente, como os barbeiros fazem, para amolecer a pele. Para finalizar, enxague o rosto com água fria ou aplique uma toalha molhada fria para fechar os poros.

3- Apare a barba periodicamente
 

O ideal é aparar a barba uma vez por semana. Para quem não quer alongar muito o rosto, o recomendado é cultivar os fios até 10 centímetros abaixo do queixo. Use uma tesourinha para cortar o bigode e evitar que ele não cubra a boca.

4- Invista em produtos específicos
 
Escolha produtos adequados para a barba como xampu, condicionador espuma e pós-barba. Outro aliado é o óleo, que deve ser usado diariamente para repor os nutrientes dos fios, perdidos por causa da exposição do pelo à poluição, sol, vento e comida. Lembre-se de não aplicar na raiz para evitar a oleosidade e o surgimento de espinhas no rosto. 

5- Como ter uma barba cheia e uniforme
 
Se você tem dificuldades para fazer a barba crescer e, mesmo tendo tentado de tudo, ela ainda continua rala e cheia de falhas, existe uma alternativa para ajuda: o Minoxidil 5%, aplicado 3 vezes ao dia, apenas na região onde se deseja o crescimento de pelos. Antes de iniciar o tratamento, é indicado que se procure um dermatologista para evitar reações alérgicas. 


Curiosidades do Dia Mundial da Barba

- No sul da Espanha, em alguns municípios, as pessoas se reúnem para assistir a uma luta de boxe entre um homem barbudo e um menino sem barba

- Há uma lenda de que na aldeia sueca de Dönskborg, qualquer um sem barba é banido da cidade e forçado a passar vinte e quatro horas em uma floresta próxima

- Acredita-se que os vikings dinamarqueses tiveram um dia especial dedicado à glorificação de barbas já em 800 dC. O evento não foi realizado em uma data fixa, e foi muitas vezes celebrado centenas de vezes a cada ano

- Em todo o mundo, as comunidades barbudos são incentivados a reconhecer este dia sagrado, organizando e encenar o seu próprio público ou celebrações privadas do Dia Mundial da Barba

- Barbear-se no Dia Mundial da Barba é considerado desrespeitoso