Desta terça-feira (7) até o dia 10 de outubro, Belo Horizonte (mais precisamente o pavilhão Expominas) se transforma em QG da moda brasileira com a realização da 15ª edição do Minas Trend. A semana de moda mineira antecipou os lançamentos da temporada do inverno 2015, com desfiles, exposições, salão de negócios, palestras e outras atividades relacionadas ao setor. A festa de abertura do evento - que aconteceu na segunda (6), somente para convidados - contou com coquetel, abertura das exposições e realização do desfile “Arca de Noé Fashion” (36 looks de 46 marcas de vestuário, 18 de assessórios e três de calçados, todos participantes do salão de negócios do evento).
 
O stylist Paulo Martinez, responsável pela composição dos looks na passarela, misturou referências étnicas, religiosas e profanas, e contemplou o clássico p&b, ressaltando a força do artesanato mineiro através de profusão de texturas, bordados, brilhos e combinações de tecidos.“É uma Arca de Noé de tipos, pessoas e povos. Ela acata toda essa diversidade”, resumiu o stylist.
 
TOM ÉPICO
 
Para embalar a apresentação, a trilha sonora apostou em temas de filmes como “A Arca de Noé”, “A Missão” e do clássico musical “Hair”. O clima de suspense foi mantido desde o início do desfile quando a atriz Leticia Sabatella leu o texto “Nós, Hoje, Sempre”, de autoria do arquiteto e responsávelo pela cenografia do evento, Pedro Lázaro.
 
A apresentação exibiu uma compilação de looks das confecções mineiras participantes, adotando combinações em preto e branco, que ressaltam a profusão de texturas, bordados, brilhos e combinações de tecidos. Desfilam hoje as marcas Patrícia Motta, Rogério Lima & B.Bouclé, Jardin, Raquel Mattar, Faven, Fabiana Milazzo e Vivaz. Amanhã, é a vez de Alessa, Plural, Lucas Magalhaes, Alexandre Herchcovitch e Mabel Magalhães mostrarem suas coleções do inverno 2015.
 
O inverno já chegou em Belo Horizonte
 
O COURO
 
Primeira a abrir os desfiles individuais de hoje (dia 7 de outubro) no Minas Trend, a marca Patricia Motta (da designer de couro homônima), desta vez, se inspirou no desenho e colorido da natureza para criar sua coleção inverno 2015. A beleza do rio Amazonas, por exemplo, originou efeitos camuflados no couro. Já a águia foi escolhida como símbolo da coleção por sua força, coragem e capacidade de recomeçar.
Como peça-chave, destaque para o “Vestido Voz” em couro e inspirado nos alto-falantes, tem a intenção de ressaltar a importância de inovar em união para vencer e celebrar.
 
TOPS
 
A grife mineira Vivaz encerra os desfiles de hoje (dia 7 de outubro), levando para a passarela as tops Izabel Goulart e Renata Kuerten. Na apresentação da coleção “Glam”, shapes femininos e sensuais são destaques, assim como as silhuetas projetadas com comprimentos micro e longos lânguidos. Macacões com efeito de vestidos, com calças pantalonas volumosas e fluidas, complementam o "mood" na passarela. As peças contam com fendas, decotes em "V" profundos, amarracões estilo "wrap", efeitos moulage e a frente única, hit da estação.
 
O inverno já chegou em Belo Horizonte