O navy, inspirado no uniforme dos marinheiros, reaparece em produções sofisticadas no verão 2016

Camila Tardeli - Hoje em Dia
22/11/2015 às 09:25.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:02
 (Montagem de fotos Zé Takahasi / Agência Fotosite / Divulgação)

(Montagem de fotos Zé Takahasi / Agência Fotosite / Divulgação)

O frescor das listras em azul, branco e vermelho, acompanhado de cordas e ilhoses já faz parte dos dias mais quentes do ano desde a década de 20, quando a lendária estilista Coco Chanel se apropriou da indumentária dos marinheiros franceses e incorporou o traje ao guarda-roupa feminino.

Tal atitude revolucionária atravessa as décadas e, com novos ares, chega ao verão 2016 brasileiro em looks altamente sofisticados. Lá fora, as semanas internacionais de moda confirmaram a tendência navy também para o verão no Hemisfério Norte. Nessa onda, reconhecidas grifes apostam no universo marítimo e o apresentam de forma inovadora e até surpreendente.

Tipicamente associado aos balneários, as produções em estilo náutico ganham requinte ao terem os tecidos, como o algodão, substituídos por matérias-primas finas como o georgette de seda, o linho e o crepe. Até mesmo a lycra, ao receber interferências de um rico trabalho manual, por exemplo, deixa de ter seu uso associado obrigatoriamente a ambientes molhados para figurar como protagonista também no asfalto.

Basta uma bela alfaiataria, representada por calças amplas, saias que variam do comprimento mídi ao longo, combinadas a maiôs e bodies para a produção transpor as areias e aguçar o desejo de qualquer mulher de usar o look mesmo distante do mar.

Listras livres

Repaginadas, as listras – principal elemento da estética navy – aparecem nessa temporada com uma certa liberdade e por muitas vezes se distanciam do padrão rígido conhecido. De bicolores passam a multicoloridas e as diferentes espessuras possibilitam uma infinidade de padronagens.

Já a clássica combinação marinho e branco – sempre em alta–, para se atualizar, vem acompanhada de novos elementos como as franjas presentes em acessórios complementares ou impressas sobre tecidos com texturas.

Sem fugir do conceito original, os próprios itens que remetem ao mar, como âncoras e cordas, renascem em estampas e em detalhes para contrabalancear o antigo e o novo.

Estilo com pegada grunge no inverno da Iódice

De olho no que foi apresentado na última edição do SPFW para o próximo inverno, é possível ver os novos aspectos navy. Simone Nunes, em parceria com Waldemar, assinou sua terceira coleção para a Iódice e se inspirou no filme “Morte em Veneza” dirigido por Luchino Visconti, para apresentar uma coleção que transita sutilmente pelo tempo e aproxima à Belle Époque do cinema ao grunge dos anos 90.

Os tricôs com modelagem ampla e quase desleixada se misturam aos casacos oversized, com cintura deslocada para baixo e abotoamento duplo, que remetem ao uniforme da marinha.

No inverno, os maxicasacos desempenharão um papel estético tão importante quanto o papel de aquecer. Boinas complementam as produções que contam com exagerados alfinetes e botões.

De maneira similar, toda a amplitude também aparece em largas listras do azul marinho ao verde militar. Tons terrosos fazem a vez do tradicional vermelho náutico. Em contrapartida ao revigorado navy da grife, muita renda guipure, pequenos cristais bordados e alguns babados.

Fotos: Zé Takahas / Agência Fotosite / Divulgação

Listras - Diversos tons de azul no verão de 2016 Lenny Niemeyer


Aposta - Listras e ziquezague para o verão da Missoni


Milão - MaxMara confirma a tendência

Sem salto - As espadrilles e sapatilhas são as queridinhas da vez


Lado a lado - as sandálias anabela caminham juntas com a estética navy

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por