Quando se fala em roupa de couro no Brasil, o primeiro nome que surge como referência no segmento é o da estilista Patrícia Viera. A carioca, com trajetória de mais de 30 anos na moda, 20 deles dedicados ao ofício de trabalhar junto a curtumes brasileiros, é mestre em transformar peles em peças pra lá de desejáveis.

Não à toa, o desfile de Patrícia Viera, no início da tarde de hoje (23/10), no Núcleo de Design da Belas Artes (Vila Mariana), marcou de uma maneira diferente o São Paulo Fashion Week. Autodidata, a estilista foi condecorada com o título de Professora Honoris Causa (outorgado aos profissionais que tenham oferecido contribuição significativa a uma área de conhecimento).

A cerimônia, no mesmo local do desfile, contou com a presença do corpo docente do curso de Design de Moda, do diretor e fundador do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, e ainda teve homenagem prestada pela jornalista Marília Gabriela.

ATACAMA

Uma viagem pelo Deserto do Atacama deu a Patrícia o start para conceber a coleção do inverno 2016. Ao som de Pink Floyd, imagens impactantes de céus e astros decoraram a superfície da roupa em couro. Salpicada de brilho de estrelas, desenvolvida em patchwork e tiras coloridas de couro, com furos por toda a superfície, com franjas ou com efeito tie dye e cara de empoeirada, a roupa com assinatura de Patrícia Viera tem informação de moda e é moderna. Dá gosto assistir às várias transformações do couro ao longo da apresentação. As modelos usaram bota crepper de cano médio da marca Passarela, bem ao estilo flatform e com versão off white, preta e cobre metalizado. O acessório estará à venda no e-commerce da Passarela.

BELEZA

A beleza do desfile privilegiou pele natural e iluminada. O beauty artist Max Weber utilizou produtos da Guerlain. Para se referir às índias do Atacama, as madeixas de algumas modelos ganharam apliques coloridos em rosa e azul.

NOVIDADES

Outra grande novidade para a temporada está na parceria da Patrícia Viera com a Pompéia,empresa de moda do sul do país. Especialmente para a marca gaúcha, a estilista disponibilizará dois looks de sua nova coleção em uma versão exclusiva. Um vestido, uma saia e um cropped apresentados no desfile ganharam versão com material sintético e venda exclusiva no e-commerce da Pompéia.