Pele viçosa é resultado de boa hidratação

Lady Campos - Hoje em Dia
12/09/2014 às 10:31.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:10
 (Reprodução)

(Reprodução)

A hidratação da pele não é só um cuidado estético. O uso de cremes adequados e a ingestão de água (pelo menos dois litros por dia) são essenciais para proteger a cútis da entrada de micro-organismos causadores de infecção, eczema e rachaduras. O ressecamento também deixa a pele propensa a alergias e coceiras, segundo a dermatologista Renata Zac.

“A pele hidratada fica mais resistente a agressões do dia a dia, como as causadas por poluição e poeira, radiação solar, ácidos e até pelo ar condicionado”, diz Renata, acrescentando que alguns medicamentos como diuréticos e para diminuição do colesterol podem também provocar desidratação.

Outra dica importante da dermatologista é evitar banhos demorados com água quente, hábito bastante comum no inverno, e o uso de buchas e esfoliantes, que podem tirar a proteção da pele. 

A médica recomenda a utilização de sabonetes neutros e de óleos corporais durante o banho. Maquiagens e filtro solar cremosos também ajudam na proteção. Joelhos e cotovelos são as áreas que mais sofrem ressecamento. A falta de hidratação contribui ainda para evitar o efeito pele opaca, com vincos e de aspecto uva-passa, além de prevenir o aparecimento de rugas precoces. Renata recomenda ficar de olho no rótulo dos produtos. “Hidratante com glicerina é ideal para peles sensíveis, e com ureia é excelente para mãos e pés, não devendo ser usado nas areas machucadas”, avisa, emendando que pele hidratada é sinônimo de viço e beleza. 
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por