O mesmo cuidado diário que temos com o rosto e os cabelos deve se estender para as mãos. Esta parte do corpo, com pele sensível, fica bastante exposta à luz do sol e também a agentes químicos. Daí a importância de seguir o ritual: lavar, hidratar e proteger as mãos (com o uso de filtro solar no dorso e de luvas, para o caso de manipular, por exemplo, material de limpeza).
 

Procedimentos como esses, segundo a diretora do SPA Mitra, Pollyanna Mendes de Souza, ajudam na prevenção de manchas e rugas. Com o tempo, a pele das mãos vai perdendo elasticidade, acompanhada muitas vezes do aparecimento de pontos escurecidos e também da diminuição de gordura, resultando em uma mão com veias saltadas e com aparência mais magra do que na juventude.
 

A esfoliação, para a retirada de células mortas, é bastante recomendada para quem quer deixar as mãos bonitas. No SPA Mitra, o tratamento é feito com esfoliante natural (duas colheres de açúcar, uma colher de óleo neutro ou canola, cinco gotas de óleo essencial de lavanda) seguido de massagem com creme composto de 20% de manteiga de karité. Com duração de 25 minutos, o tratamento custa R$ 55.

De acordo com a dermatologista Nathália Batista, especialista no assunto no Spa Bella Donna, o primeiro passo para evitar o envelhecimento das mãos é o uso do filtro solar três vezes ao dia, combinado com aplicação de hidratantes a base de vitaminas C, E, A, e substâncias como ureia, silicone, glicerina e alantoína. “Peelings de cristal ou químicos a bases de ácidos e luz pulsada são tratamentos que clareiam ou eliminam manchas nesta região, além de melhorar a flacidez da pele das mãos”, recomenda. A dermatologista indica ainda o uso de skin booster, técnica moderna de aplicação de ácido hialurônico injetável, para produção de novas fibras de colágeno e aquisição do volume perdido.