Arraiá Fashion: Deixe o brega de lado e aproveite as peças que já tem no armário

Flávia Ivo
fivo@hojeemdia.com.br
28/05/2017 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:44

De mãos dadas com o frio, a temporada do quentão chega junto das tradicionais e divertidas festas juninas. A rede social Pinterest, que reúne mais de 13 bilhões de ideias de moda em todo o mundo, já percebeu a movimentação dos usuários em busca de tendências de beleza e estilo para o período.

Dados do aplicativo mostram que a procura por roupas para vestir nesta época do ano cresceu 715% em 2017 na comparação com o mesmo período de 2016. Já a caça por penteados e maquiagens que dão certo para o arraiá subiu 360% entre os dois intervalos de tempo.

Caso a festa para a qual foi convidada ou mesmo a que pretende promover entre os amigos não especifique traje a caráter, é desnecessário investir na já conhecida caracterização de jeca. Optar pelo look sem clichês pode ser a melhor saída. Igual premissa também é válida para os homens.

Descontraído

Para a jornalista e blogueira Marcella Brafman, de 26 anos, uma bela camisa xadrez “roubada” do namorado, combinada com peças que ela já tem no armário, é o suficiente para entrar no clima caipira. 

“A festa junina não é mais um evento essencialmente brega e, como meu estilo é mais despojado, a proposta de descontrair o visual cai muito bem para a ocasião”, comenta.

Luiza Oliveira, consultora de imagem e professora da Escola de Moda Denise Aguiar, concorda com Marcella que é possível criar looks incríveis com uma referência do junino, utilizando peças que já se tem.

“O xadrez é o que, reconhecidamente, mais representa a tradição. No entanto, fazer um mix dessa estampa com flores, por exemplo, desde que as cores estejam coordenadas, é uma aposta para as mais ousadas”, explica.

“Os acessórios são grandes aliados na montagem dos looks juninos. Chocker de couro ou uma fita deste material no penteado são boas opções. Cintos mais grossos com fivelas elaboradas, também”Luiza OliveiraConsultora de Imagem

Sem fantasia

E foi justamente essa mistura de estampas que deu vida ao conjunto de peças escolhido pela advogada Gabriella Sallit, de 37 anos, para o aniversário de 1 ano do filho caçula. A comemoração ocorreu no último sábado, em um sítio, com uma típica festa junina.

De olho na sustentabilidade e no posterior aproveitamento das peças, ela optou por não se fantasiar. “A blusa eu já tinha e, como amo xadrez, mandei fazer a saia. Ela, inclusive, já está lavando, pois estou louca para usá-la novamente”, revela.

Gabriella conta ter feito pesquisas para encontrar a padronagem ideal do xadrez. Acabou optando pelo vichy (eternizado no visual de Brigitte Bardot), última moda do street style. “Eu não queria me fantasiar e buscava algo que compusesse bem com as peças que tenho no guarda-roupa”, observa.Karen Aun/Divulgação / N/A

Gabriella Sallit: saia xadrez com blusa floral

Tranças e make colorida complementam o visual

Um ponto do visual para a festa junina que pode fazer grande diferença é o penteado, afirma a consultora de imagem Luiza Oliveira. “As tranças são aposta certa, das mais simples às elaboradas”, explica.

Para aquelas que ostentam cabeleiras enormes é fácil criar penteados desse tipo e adorná-los com flores, por exemplo. A internet está recheada de tutorais de como fazer os mais variados tipos de tranças, como no perfil do Instagram @braids_in_action, veja abaixo as fotos.

“Não precisa ser aquele penteado com as duas trancinhas nas laterais da cabeça. Pode ser algo moderno e bonito que remeta ao junino”, lembra Luiza.

Já as mulheres de cabelos curtos podem abusar de tic-tacs e fitas coloridas ou de couro em tons terrosos.

Os chapéus também são acessórios bem-vindos. Mas, para um look mais moderno, dispense os de palhinha e aqueles do tipo cowboy. Pode-se investir em algum de material mais nobre, se é algo que a pessoa vá usar depois em outras ocasiões, afirma a consultora de imagem.

Alegria

Como as celebrações que acontecem nesta época são muito alegres, uma maquiagem com mais cores também ajuda a complementar o visual e a arrasar na quadrilha. 

“Mesmo para a noite, a make não deve ser muito formal e as pintinhas nas bochechas não são necessárias. Um batom colorido, por exemplo, pode acender a produção”, destaca Luiza Oliveira. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por