O Ateliê Augusta Portela, além de oferecer roupas sob medida para a cliente final, com atendimento previamente agendado, é especializado em cursos voltados para profissionais da área. O espaço tem três anos de funcionamento e passa por um momento de renovação, com o intuito de ser transformado em uma escola.

A proprietária e idealizadora do empreendimento, Nívia Portela, deu ao ateliê o nome da matriarca da família, de 93 anos, como forma de homenagem. “Minha mãe tem 93 anos e é apaixonada por roupa bonita, ‘acentuada no corpo’, como ela mesma diz”, explica a filha orgulhosa.
Tudo começou, conta Nívia, com a costura por encomenda, com opções para noivas, festas ou trajes casuais, bem como uniformes para empresas.

Porém, com o crescimento da demanda por mão de obra qualificada, ela repensou o negócio e passou a oferecer também capacitações.
Atualmente, a especialista – com mais de 40 anos de experiência na moda e excelência em acabamentos – disponibiliza dois tipos de cursos. O primeiro é de nível básico. O aprendiz recebe instruções de corte, costura e modelagem, ficando apto a desenvolver criações próprias e a realizar consertos e ajustes. 

O valor do investimento para 42 horas de aula, nessa modalidade, é R$ 1.300, que pode ser parcelado em até oito vezes, além da taxa de matrícula de R$ 100. A duração é de pouco mais de dois meses, e as matrículas estão abertas para início em 3 de janeiro.

As outras opções são de aperfeiçoamento, com 20 horas cada. Então, são oferecidos treinamentos em práticas específicas, nas quais os alunos queiram se aprimorar, com preços variados. O Ateliê opera ainda em parceria com faculdades belo-horizontinas.

Outra vantagem do trabalho realizado por Nívia é a proposta de reaproveitamento dos materiais, contribuindo para a sustentabilidade e o meio ambiente. 

“Todos os retalhos são reutilizados em itens exclusivos ou em customizações, nada é descartado”, explica a designer de moda, modelista e pilotista industrial.

Sob medida

Na confecção de peças personalizadas, a clientela pode escolher entre levar a foto do modelo que deseja ou contar com o empenho de duas estilistas parceiras, que atuam como microempreendedores individuais.

Ateliê

 

Há também ações conjuntas a algumas lojas de tecidos de Belo Horizonte, que contam com estilistas e cedem croquis em suas vendas. Até o fim de dezembro, a freguesia deve contar com descontos especiais. O prazo médio de entrega do modelo pronto costuma ser de 60 dias.

Nos próximos meses, Nívia espera conquistar público entre as “baixinhas”. “Acho muito injusto que as peças sejam elaboradas para modelos de 1 metro e 70 centímetros ou mais, fazendo com que as menores precisem de vários retoques”, justifica.

SERVIÇO
Ateliê Augusta Portela
Telefone: (31) 9 9296-0869
WhatsApp: (31) 9 9879-7001
Fan page: @augustaportela
Instagram: @atelieaugusta
E-mail: atelieaugustaportela@gmail.com