O Texas American Barbecue é um restaurante itinerante, que serve o autêntico churrasco americano em eventos. A marca atende casamentos e cerimônias particulares, mas tem como carro-chefe grandes acontecimentos, como festivais. Com pouco mais de um ano de funcionamento, já atendeu cerca de 100 festas, passando por mais de 30 cidades mineiras, além de Campinas e a capital paulista. 

A estrutura inovadora e até então inédita no Estado, tem churrasqueira, fogo de chão e um defumador específico, chamado “Pit Smoker”, sem o qual não é possível reproduzir o churrasco feito no sul dos Estados Unidos, no Texas. Não à toa, o casal de proprietários gozou de relativa facilidade para entrar no mercado gastronômico mineiro.

“Em tão pouco tempo, temos muita história para contar. Realizamos duas churrascadas no Porcão, a maior churrascaria de BH, além de termos sido convidados a participar do Festival de Gastronomia de Tiradentes, referência n o país”, conta Thiago Brasil, idealizador do restaurante junto à esposa, Ana Flávia Martins, que tem formação em Administração de Empresas. Já ele sempre atuou na área comercial.

Trajetória

Em 2017, os proprietários tiveram a ideia de utilizar um dinheiro que estava reservado e montar um negócio que lhes desse “prazer e retorno financeiro”, nas palavras de Thiago. Numa pesquisa de mercado descobriram que o churrasco americano não era comercializado em Minas e acharam por bem investir no segmento.

“Então, procuramos Daniel Lee, o maior nome brasileiro do churrasco por defumação, pois queríamos aprender com o melhor”, relembra o empresário, que esteve em São Paulo para realizar o curso e, ainda no caminho de volta para BH, recebeu ligação com o convite para participar de um grande evento em Escarpas do Lago, no Sul de Minas.

churrasco

Churrasqueira “Pit Smoker” é a única capaz de reproduzir o legítimo churrasco dos EUA

 

Depois disso, Thiago e Ana Flávia fizeram outras capacitações, como de Parrilla uruguaia e argentina, com o mineiro assador Mario Portella, e especializaram-se também em cortes rápidos, como picanha, bife ancho, chorizo, linguiça artesanal e mais.

Atualmente, os carros-chefe da Texas American Barbecue são: o “pulled pork” (sanduíche de copa e lombo de porco desfiados), o “smoked burger” (hambúrguer de carne bovina defumada) e o “Brisket” (ponta de peito de boi defumada, o corte mais tradicional nos EUA, assim como é a picanha no Brasil), além de suculentas costelas que desmancham na boca.

“Acreditamos que nosso sucesso se deve ao amor e ao capricho empenhados em cada produto preparado. A carne sendo grelhada no ponto que o cliente pediu e o cheiro que sobe e vai longe, convidando mais gente, contribuíram para o destaque da empresa”, diz Thiago.

SERVIÇO
Texas American Barbecue
Telefone/WhatsApp: (31) 9 9510-7788
E-mail: texasamericanbbq@gmail.com
Instagram: @texasamericanbarbecue
Fan page: @texasamericanbarbecue