A Promove Cursos, segmento das Faculdades Promove voltado para cursos livres, e o Porcão, restaurante e churrascaria tradicional de Belo Horizonte, realizam a terceira edição do Curso de Churrasco, com dez horas de duração, no próximo sábado (20) e domingo (21). As inscrições estão abertas.

Quem ministrará as aulas é o renomado chef Sandro Massa, de Divinópolis, cidade polo do Oeste mineiro. Formado em Gastronomia e Marketing, o profissional é especialista em cortes e assados e também produtor e curador de eventos na área gastronômica.

O curso trará um resumo teórico e abordará oito técnicas para o “churrasco perfeito”. “Na prática, a gente percebe que o churrasco perfeito exige atenção a uma série de detalhes, que vão desde a genética do boi, a raça, o corte, até a temperatura que se coloca a carne e o carvão”, explica Fernando Júnior, presidente do Grupo Meet/Porcão.

O investimento para participar das aulas é de R$ 800 e pode ser parcelado em até três vezes no cartão de crédito. Além disso, estão inclusos na matrícula um avental personalizado, apostila, certificado de conclusão, um rodízio Porcão e um kit Promove. As duas primeiras edições tiveram as vagas esgotadas.

Tendência

Para Fernando, “o churrasco é a nova cerveja artesanal”. A comparação é baseada nas novas exigências e no comportamento do cliente, que está mais preocupado com a qualidade e a procedência dos produtos que consome e buscando por experiências diferentes de degustação e preparo.

“Anteriormente, as pessoas no açougue dividiam as carnes entre primeira e segunda qualidade. Mais tarde, começaram a comprar cortes, como filé mignon, alcatra, picanha. Até hoje isso é muito comum. Então, passaram a conferir marcas de confiança. Hoje, é importante também a raça do boi”, diz o empresário.

Ele ressalta ainda que essa especialização do mercado consumidor se deve muito à publicidade empreendida pelos grandes frigoríficos. Atualmente, a raça Angus é uma das preferidas dos interessados no assunto, por ser portadora de uma genética que proporciona o melhor marmoreio. Essa técnica viabiliza a acumulação de gordura na carne, o que garante mais sabor e maciez.

Entretanto, Fernando garante que nem tudo tem a ver com preço. “Por vezes, comprar uma picanha de um boi de segunda é mais caro, pela fama, do que você comprar a carne tipo ‘peixinho’ do boi de primeira. Mas certamente você será muito melhor atendido com o peixinho de primeira”, afirma o especialista.


SERVIÇO
Curso de Churrasco
Data: Sábado e domingo, 20 e 21 de outubro 
Horário: Sábado, das 9h às 13h / Domingo, das 9h às 15h
Endereço: Porcão - Av. Raja Gabáglia, 2671 - bairro São Bento, Belo Horizonte
Inscrições: www.promove.com.br/cursos/curso_churrasco ou pelo WhatsApp (31) 9 8488-7050