Reconhecido pelo virtuosismo técnico e perfeito entrosamento, o casal de violonistas Cecília Siqueira e Fernando Lima chega a BH para única apresentação no Grande Teatro do Sesc Palladium, no próximo dia 30. A uruguaia e o mineiro formam o Duo Siqueira Lima, um dos mais relevantes da atualidade.

Convidados frequentemente para festivais de renome na Europa e nos Estados Unidos, os músicos exploram repertório que vai do erudito ao popular latino-americano. E esta é a proposta para a apresentação que faz parte da programação 2018 da “Série Virtuosi – Concertos Internacionais”. 

Para a temporada de 2018 da Série Concertos Virtuosi estão confirmados outros grandes nomes, como os pianistas Vadym Kholodenko e Yeol Eum Son, vencedores do Concurso Van Cliburn, um dos mais importantes do mundo

Marido e mulher conheceram-se em 2001, no Concurso Internacional de Violão Pro-Música/SESC, em Caxias do Sul (RS). Na disputa, dividiram o primeiro prêmio, após superarem violonistas de vários países.

Concorrência virou cooperação, namoro, o Duo e casamento. O sucesso internacional veio em 2009, quando viralizou no YouTube o vídeo de um arranjo a quatro mãos, num único violão, do “Tico-Tico no Fubá”. Atualmente, são mais de 917 mil visualizações.

Inovação

Arranjos a quatro mãos em violão não são novidade, mas o Duo Siqueira Lima foi o primeiro a escrever um para mãos invertidas. Ou seja, enquanto um toca a melodia com a mão direita, o outro continua o movimento com a esquerda, exigindo grande sincronia.

Imediatamente, a carreira dos músicos explodiu, alcançando os principais festivais e salas de concerto do mundo, como o Lincoln Center (Nova Iorque), New World Center (Miami) e Concertgebouw (Amsterdam).

O Duo já foi comparado a grandes duplas de violões da história, como Ida Presti e Alexandre Lagoya (França/Egito) e as dos brasileiros Sérgio e Eduardo Abreu e Sergio e Odair Assad. No repertório de Cecília e Fernando, mestres como Handel, Debussy, Mendelssohn, Gershwin, Ernesto Nazareth e Zequinha de Abreu.

Reconhecimento

A total dedicação ao instrumento já rendeu cinco álbuns, sendo os mais recentes lançados pelos selos GHA Records (Bélgica) e GuitarCoop (Brasil). 

O CD The Art of Duo Siqueira Lima no qual interpretam obras de Granados, Oswald, Villa-Lobos, Piazzolla e Paschoal reverberou internacionalmente, sendo considerado pela revista francesa Guitare Classique como um dos melhores álbuns de violão do ano de 2016.

“É sempre um prazer trabalhar com o Duo Siqueira Lima. Além de ótimos instrumentistas, eles são muito carismáticos e atraem multidões por onde passam. Nós já os trouxemos para o CCBB de Belo Horizonte, em 2014, e a procura foi tão grande que muita gente teve que voltar para casa sem ingresso”, afirma o diretor da série Concertos Virtuosi, Ederson Urias.

SERVIÇO
Duo Siqueira Lima
Grande Teatro SESC Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
30 de junho (sábado), às 20h30
De R$ 26,10 a R$ 90, no ingressorapido.com.br
Informações: siqueiralima.com