A corretora BH Garantia atende pessoas físicas e jurídicas oferecendo uma ampla gama de seguros, dos mais simples aos mais complexos. O foco da empresa, contudo, é no chamado Seguro Garantia, produto relativamente novo no mercado, no qual é líder em Minas Gerais.

Basicamente, a contratação do Seguro Garantia “certifica o cumprimento de uma obrigação contratual, seja ela de construir, fornecer ou prestar serviços”, explica o fundador da empresa, Fábio Carvalho.

“Por lei, toda empresa com contrato público deve apresentar uma garantia de performance, assegurando o cumprimento de todas as cláusulas, até o fim do prazo estipulado. Ela pode ser apresentada em dinheiro (como um cheque caução), numa carta fiança bancária ou no seguro garantia, alternativa até três vezes mais barata”, defende Carvalho. 

Além de ser uma opção menos onerosa, como afirma o especialista, o seguro apresenta a vantagem de não descapitalizar a tomadora. Assim, os recursos que ficariam parados até a entrega do resultado podem ser investidos em aplicações financeiras, por exemplo.

De acordo com Carvalho, o modelo é tão atrativo que, mesmo não sendo obrigatório em casos de negócios entre corporações privadas, vem sendo adotado pelos departamentos jurídicos atentos às novas tendências.

Ao todo, são 12 as modalidades em que o seguro garantia é oferecido. A mais comum delas é denominada “executante”, que irá atestar a execução de determinado serviço pela tomadora, como exemplificado anteriormente.

Bem mais recente no mercado é a categoria “recursal”, que entrou em voga a partir da última Reforma Trabalhista. “O princípio é o mesmo da ‘executante’, em que a seguradora atua como uma fiadora da empresa”, afirma Carvalho.

No caso de a contratante receber a notificação de que é ré num processo trabalhista, por exemplo, precisa realizar um depósito para recorrer em primeira ou segunda instância. A novidade é que esse depósito também pode ser substituído pelo seguro.

Outra variante parecida é a “judicial”. A diferença dela para a “recursal” é ser válida para qualquer ação jurídica, englobando também as tributárias e cíveis.

A grande vantagem na contratação é a celeridade da solução. Organizações cadastradas no sistema da BH Garantia, com validade de até um ano, podem emitir as próprias apólices, de forma online e em poucos minutos.

SERVIÇO
BH Garantia
Telefones: (31) 3373-7783 / (31) 3564-4419 / (31) 3332-0147
Site: www.bhgarantia.com.br
Instagram: @bhgarantia
E-mail: comercial@garantia.com.br