Um restaurante tradicional, de comida mineira, que ocupa o mesmo endereço há 25 anos. Assim é o Jatobar, instalado no bairro Ouro Preto, na região da Pampulha, em um ambiente rústico e aconchegante, talhado em madeira, com bufê self-service e aberto todos os dias no horário de almoço.

Márcio da Silva Pinto, sócio da casa ao lado do sogro, Itamar Martins de Paiva, conta que o diferencial do negócio é a preservação da equipe. “O chef de cozinha, Aldemir da Conceição, trabalha há 20 anos comigo. Alguns integram o time desde a inauguração, em 1994. Assim, mantenho o padrão da comida oferecida”, afirma. O cunhado dele, Itamar Filho, também atua no estabelecimento familiar.

Ainda segundo o empresário, o público costuma variar de segunda a sexta e aos fins de semana, embora seja bastante fiel. No primeiro caso, é formado prioritariamente por trabalhadores das redondezas. Já aos sábados e domingos, famílias moradoras das proximidades compõem a clientela. Ele diz ter convênios com empresas e estar sempre aberto a novas propostas.
“Algumas pessoas vêm até mesmo de bairros próximos, como Jaraguá, São Luiz e São Francisco, pela tradição e qualidade do restaurante”, relata.

Comida

Entre os pratos que não podem faltar no bufê Márcio cita lasanha, estrogonofe, rabada e feijão tropeiro, além de outras receitas típicas de Minas. Aos fins de semana, as opções são ampliadas, constando também ingredientes especiais, como camarão.

Jatobar

Outros pratos que merecem destaque são: polenta com carne moída e queijo Minas, dobradinha com feijão branco, bacalhoada, filé de merluza ensopado, maminha ao molho de shitake, lagarto recheado e vinagrete de rabanete com pimenta biquinho.

Durante a semana, as refeições custam R$ 39,90/kg. Aos sábados, domingos e feriados, saem a R$ 43,90/kg. 

SERVIÇO
Restaurante Jatobar
Endereço: Rua Conceição do Mato Dentro, 404, bairro Ouro Preto, Belo Horizonte
Funcionamento: De segunda a sexta, das 11h às 14h30 / Sábados, domingos e feriados, das 11h às 15h30
Telefone: (31) 3498-1355
Instagram: @jatobarepinguela