O chefe de cozinha no restaurante “Est! Est!! Est!!!”, Simone Biondi, e a terapeuta de saúde e culinarista funcional Xanda Fogaça, atuam em um novo projeto: o “Giro d’Italia Saudável”, a ser lançado em março. 

A proposta consiste em manter a tradição do restaurante, de reproduzir a legítima culinária italiana, não abrasileirada, porém com baixo teor de carboidrato e açúcares e baseada em vegetais.

“As pessoas podem pensar que comida italiana é apenas massa, mas o ‘Est!’ é muito mais do que isso”, diz Xanda. “Vamos reunir o meu trabalho, de substituição de ingredientes alergênicos, como leite, glúten e glicose, com as saborosas receitas do Simone” explica.

“O cardápio clássico da Itália tem peixes, frutos do mar, carnes, queijos, legumes. É a dieta mediterrânea. Não usamos muita gordura”, ressalta Biondi, natural do litoral Sul da península, de San Benedetto del Tronto. 

“Pretendemos colocar versões veganas para atender a todos os públicos”, acrescenta a terapeuta. “O bechamel (molho branco), por exemplo, será feito com manteiga vegana, elaborada no restaurante, e com outra farinha que não a de trigo”, revela Simone. 

O nome “Giro d’Itália” é menção a outra iniciativa da casa, homônima, que oferece menu de dez etapas em uma noite. O jantar, com convites vendidos pela plataforma Sympla, custará cerca de R$ 200 por pessoa, na alternativa acompanhada por vinho.

De família

Os parceiros mantêm segredo sobre o cardápio, até pela proposta de “cozinha sustentável”, executada com alimentos frescos à disposição do chefe. Contudo, a dupla adiantou à reportagem do Hoje em Dia uma opção que será mantida como a original. 

Trata-se da “Melanzana alla parmigiana” (berinjela à parmegiana), que Simone – de família proprietária de restaurantes – aprendeu com a avó, Assunta Maiorani. “A ideia é de comida de verdade, caseira”, completa Xanda.

“Neste caso, decidimos não substituir o parmesão, de sabor marcante, porque o consumo moderado não é prejudicial”, ressalta a especialista. 
“Até a palavra chef não me agrada. Prefiro chefe com e. Digo para minha equipe que somos cozinheiros e não vejo problema nisso”, afirma Biondi.

SERVIÇO
Est! Est!! Est!!!
Funcionamento: Terças a quintas, das 12h às 15h e das 18h às 23h30 / Sextas, das 12h às 15h e das 18h a 0h / Sábados, das 12h às 16h e das 19h a 0h / Domingos, das 12h às 16h 
Endereço: avenida Getúlio Vargas, 107 - Funcionários, 
Belo Horizonte
Telefone: (31) 2526-5852
Site: http://www.est-est-est.com.br/ Fan page: @estristorantebh
Instagram: @estcucina
E-mail: ristorante@est-est-est.com.br