# PostHD - Conteúdo Patrocinado

A tradicional "Cantina do Lucas", no Edifício Arcângelo Maletta, completa 57 anos neste mês de fevereiro. E há muito a comemorar. Das grandes histórias do lugar, frequentado por formadores de opinião, intelectuais e artistas, à consagrada gastronomia, que se mantém fiel às origens, preservando a essência do sabor e da qualidade.

O restaurante funciona no local do bar do extinto Grande Hotel, onde se hospedavam celebridades do século XX. Ali, aconteciam requintadas reuniões e saraus literários. Um ano após a inauguração do Edifício Maletta, instalou-se, em fevereiro de 1962, a casa que ainda demoraria algum tempo para ser rebatizada com o nome atual.

O “Lucas”, como é carinhosamente apelidado pelos clientes, foi assim preservado e consagrado pelo saudoso proprietário, Edmar Roque, cidadão honorário de Belo Horizonte e querido pela freguesia, formada em boa parte por amigos e produtores culturais. Passaram por ali nomes como Afonso Romano de Sant'Anna, Ivan Ângelo, Fernando Gabeira, Jonas e Rachel Bloch.

Durante o período da ditadura, a cantina era também palco da resistência. Foram tomadas no local importantes decisões políticas, além de efetuadas discussões sobre música, cinema novo, arquitetura, literatura e existencialismo.

Não à toa, o estabelecimento tem páginas e mais páginas de uma extensa biografia. E em dezembro 1997, a “Cantina do Lucas” foi tombada como Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da capital mineira.
 

Salmão Selvagem

"Salmão selvagem" é um dos pratos mais tradicionais do restaurante

Culinária

Da cozinha do "Lucas", surgiram pratos premiados e aclamados pela crítica gastronômica. Dois destaques são os célebres “Filé Surprise” (filé à milanesa, recheado com presunto e mozarela, risoto, banana, batata frita e dois ovos fritos) e “Filé à Parmegiana” (filé à milanesa, molho ao sugo, mozarela, purê de batata).

Outros exemplos clássicos do cardápio são o “Peixe ao Comodoro” (peixe gratinado, molho rosê ao vinho, aspargos, couve-flor e purê de batata) e o “Salmão Selvagem” (salmão grelhado, batata sauté e “risoto selvagem” - arroz canadense, arroz branco, tomate seco e champignon).

SERVIÇO
Cantina do Lucas
Endereço: Avenida Augusto de Lima, 233, loja 18/19, Ed. Maletta, Centro, Belo Horizonte/MG
Funcionamento: De segunda a quinta, das 11h30 às 2h / Sexta e sábado, das 11h30 às 3h / Domingo, das 11h30 à 1h
Telefone: (31) 3226-7153
Site: www.cantinadolucas.com.br
E-mail: contato@restaurantecantinadolucas.com.br