Clássicos, arrojados, coloridos ou sóbrios, os óculos de grau, mais do que necessidade, são um acessório indispensável.

No entanto, mesmo encontrando a armação perfeita, as mulheres que optaram por não usar lentes de contato no dia a dia podem encontrar dificuldades em combinar uma bela maquiagem com a peça.

O primeiro passo para o sucesso da união dos óculos com a make é entender que a armação em si já ocupa um bom espaço no rosto e é uma informação.

Por isso, inserir muitos elementos dentro dessa “moldura” não é uma boa aposta. Neste caso, a máxima “menos é mais” é o caminho mais acertado.

Para começar, Bruna Costa, maquiadora e cabeleireira do Salão Platinum Visage, no Vila da Serra, em Nova Lima, sugere a uniformização da pele com base, corretivo e pó.

“O bom é esperar a secagem da base para colocar os óculos. Assim, você evita a marcação no encaixe da armação no nariz”, ensina.

De acordo com o maquiador e cabeleireiro Igor Santiago, do Salão Office Hair by Ramiro Cerqueira, no Santo Agostinho, região Centro-Sul de BH, nesta etapa, a pele negra requer cuidados especiais.

“Trabalhar com corretivos de tonalidades diferentes é a dica. É uma pele que tem pontos mais iluminados que outros. A textura cremosa é a que mais indico”, explica.

Leia mais: 

Armações em formato ‘gatinho’ são campeãs na preferência das mulheres desde os anos 60

Efeitos

Cuidar da sobrancelha é o estágio seguinte e faz muita diferença no resultado final. “Valorizar as sobrancelhas, que são a moldura dos olhos, irá torná-las em moldura para os óculos”, destaca Kelly Cristina, maquiadora e cabeleireira da Maison Rocha, no Gutierrez, região Oeste da capital.

“Para corrigir falhas, pode-se usar sombra em gel, pó, ou até um lápis que seja adequado para o tom dos fios”, completa.

Os óculos não precisam combinar com a roupa, mas é preciso observar se o modelo do dia a dia condiz com uma roupa de festa, por exemplo

Um outro efeito provocado por maquiagem, super válido para as que usam óculos, é o alongamento do olhar com o uso de delineador e sombras aplicadas nos lugares certos. 

Para “abrir” os olhos, bem indicado para aquelas que têm miopia – distúrbio visual deixa as pálpebras mais fechadas –, “a iluminação, com sombra clara (brilhante ou opaca), deve ser feita no canto dos olhos e no alto das sobrancelhas”, indica a profissional Kelly Cristina.

Já o delineado “gatinho” cumpre o papel de alongar o olhar, “além disso, vai acrescentar sensualidade à maquiagem”, observa Bruna Costa. 

Armações de óculos mais modernas e de cor sóbria casam muito bem com maquiagem colorida, mas lembre-se de usar o bom senso

Cores

E o delineador aplicado não precisa ser apenas o preto. Para o maquiador Igor Santiago, “o delineado com cor é uma ótima proposta tanto para o dia quanto para a noite”.

No entanto, é necessário atentar para não colocar maquiagem muito colorida com uma armação que já é colorida. O equilíbrio é a chave para o êxito.

A finalização deve ser feita com máscara para cílios e blush. “Após aplicar o rímel, pressione os cílios com o curvex e passe o produto de novo”, esmiuça Kelly Cristina, que ensina colocar os óculos antes de passar o blush. “Assim, a marcação das maçãs do rosto ficará perfeita”, finaliza.

Veja na galeria de fotos os resultados das makes feitas pelos três profissionais entrevistados. Abaixo, os vídeos do passo a passo:

 

Realce sob lentes

 

Assista o passo a passo da maquiagem realizada pela maquiadora e cabeleireira Kelly Cristina, da Maison Rocha:

 

 

Assista o passo a passo das maquiagens realizadas pelos maquiadores e cabeleireiros Igor Santiago, do salão Office Hair by Ramiro Cerqueira, e Bruna Costa, do salão Platinum Visage:

 
Realce sob lentes, óculos, maquiagem