Sabor de Primavera

Da Redação
territorios@hojeemdia.com.br
25/09/2016 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:57
 (Vinícius Lacerda/Divulgação)

(Vinícius Lacerda/Divulgação)

A fideuá é um prato tradicional da cozinha da comunidade Valenciana, na Espanha, e trata-se de uma deliciosa variação da paella (prato também hispânico), pelo fato de seus ingredientes e sua elaboração serem parecidos, em que o arroz é substituído por massa de macarrão.

A maneira de preparo é bem semelhante ao da paella. Os frutos do mar são cozidos junto com um caldinho temperado e com a massa, que pode ser um espaguete quebrado ou até mesmo um risoni, aquela massinha italiana em formato de grãos de arroz.

O resultado é uma mistura de cores, sabores e texturas em um prato de rara beleza, que combina com os lindos dias de primavera. 

Café com Letras

Quem prepara a receita desta semana é o inquieto e criativo chef Leandro Pimenta, que tem levado um novo conceito, ao mesmo tempo, descontraído e arrojado nos seus pratos produzidos no Café com Letras do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Praça da Liberdade, em BH.

Segundo o chef, esse prato tem tido uma ótima aceitação nos almoços do estabelecimento, e ele avisa que já está preparando mais novidades para esta estação das flores.N/A / N/AQuem prepara a receita desta semana é o inquieto e criativo chef Leandro Pimenta

Receita

Ingredientes

150g de lagostins
150g de lulas
100g mexilhões
30g de mix de pimentões vermelho e amarelo
130g de cabelinho de anjo cozido
1g de açafrão em pó 1gr
1g de páprica picante em pó
2g de manjericão fresco
2g de salsinha picada
20ml de azeite
150 ml de caldo de legumes

Preparo

Em uma frigideira ao fogo médio, colocar o azeite, deixar esquentar, colocar os lagostins para dourar e entrar com as lulas. Quando as lulas enrolarem, acrescentar o caldo de legumes e os mexilhões. Deixe levantar fervura e coloque o açafrão e a páprica. Coloque a massa cozida e deixe que fique com a cor amarelada, tempere com sal e pimenta do reino, desligue e finalize com a salsinha e o manjericão fresco.

Harmonização

Sommelier José Maria Carvalho da Importadora Mistral

A harmonização clássica deste tipo de prato é sempre com vinhos rosados ou brancos, pois, em geral, os frutos do mar são ricos em iodo. Esse iodo misturado na boca com os taninos dos tintos dá um sabor desagradável, metalizado na boca.N/A / N/AMelhor harmonização: Luis Pato Vinhas Velhas Branco 2013 – Bairrada – Portugal 
Valor: R$ 130,30
Descrição: Complexo e mineral, é um branco de muita personalidade e corpo. Um corte de Cerceal, Cercealinho e Bical, tem ótimo equilíbrio entre a acidez e a fruta, uma beleza!N/A / N/AGran Feudo Rosado 2013 – Julian Chivite – Navarra – Espanha
Valor: R$ 84,40
Descrição: Fresco e delicado, este Rosado de Garnacha é muito charmoso e com ótima presença de boca. Muito tradicional, perfeito para frutos do mar e tapas.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por