Semana do Peixe incentiva alimentação saudável

Flávia Ivo
fivo@hojeemdia.com.br
18/09/2016 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:52
 (Divulgação)

(Divulgação)

Ter o corpo em forma e uma alimentação saudável são dois dos grandes desejos na atualidade em todo o mundo. Importante fonte de vitaminas, minerais e ácidos graxos, peixes podem representar uma ajuda indispensável para quem quer gozar de boa saúde física e mental.

Conforme a Organização Mundial da Saúde, faz parte de uma dieta balanceada o consumo de 12 quilos por ano de peixe. Hoje, em Minas, apenas oito quilos são ingeridos e, em Belo Horizonte, a estatística é pior, cinco quilos.

Popularizar o pescado, fomentando o consumo do produto, é um caminho para constituir uma cultura alimentar mais saudável. Pensando nisso, durante 15 dias, o Governo de Minas promoveu ações envolvendo todos os elos da cadeia produtiva na Semana do Peixe, iniciativa do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“Temos o desafio de aumentar o consumo, no Estado, para aproximadamente 14 quilos por habitante”, destacou o secretário-adjunto da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Kleber Villela Araújo.

Ações

Além de festivais gastronômicos, exposições e inserção do peixe no cardápio de bares, restaurantes e escolas da rede estadual, foram realizados palestras, seminários, dias de campo, feiras, entrevistas, concursos, oficinas, promoções e circuitos.

A programação contou, ainda, com uma Cozinha Show, coordenada pelo chef Eduardo Avelar, do projeto Territórios Gastronômicos. Foram convidados alunos das principais faculdades de gastronomia da capital para desenvolverem receitas ao vivo para o público.

Outro destaque foi a exposição de peixes ornamentais na Feira da Agricultura Familiar da Cidade Administrativa. O evento é realizado por agricultores familiares todas as sextas-feiras no túnel do Prédio Gerais.N/A / N/A

EM EQUIPE – Sob orientação da professora Cidinha Lamounier da Faculdade Promove, os alunos fizeram grande sucesso com suas receitas criativas e saborosas

Receitas

Filé de Tilápia com espaguete de banana verde e aioli de limão capeta

Ingredientes:
Peixe e acompanhamento
4 filés de tilápia
Sal e pimenta do reino
4 bananas verdes
Vinagre
100g de manteiga
Azeite para grelhar

Aioli
1 ovo
Azeite
Alho
Suco de limão capetaN/A / N/A

DELÍCIAS – Alunos da Faculdade Promove fizeram tilápia com espaguete de banana verde, 
rã empanada com creme de ervas e truta com farofa de castanhas e vinagrete de coentro

Preparo: 
Peixe e acompanhamento
Temperar os filés de tilápia com sal e pimenta do reino e grelhar com um fio de azeite. Cortar as bananas verdes em julienne e deixar alguns minutos mergulhadas em água fria com gotas de vinagre. Escorrer e mergulhar em água fervente com sal por alguns segundos. Escorrer novamente e levar a uma frigideira com manteiga salteando com sal e pimenta do reino.

Aioli
Em um liquidificador, bater todos os ingredientes, exceto o azeite. A seguir, acrescentar o azeite em fio até alcançar consistência de maionese. Servir os files de tilápia com o aioli sobre uma cama de espaguete de banana. N/A / N/AESTÁCIO DE SÁ – Os alunos Alfredo Borges, Viviane Calenzo e Agatha de Assis prepararam, sob a coordenação do professor Laurent Prous, receitas que valorizaram o cerrado mineiro e os quintais utilizando buriti, coquinho azedo, castanha de barú e taioba

 Coxinha de Rã com Pesto de Taioba

Ingredientes

12 coxas de rãs
2 ovos ligeiramente batidos
200g farinha panko (ou pão amanhecido ralado)
Sal e pimenta moída na hora, a gosto
Óleo para fritar

Pesto de Taioba
8 folhas de taioba
40g de pinoles ou castanhas do Pará
2 dentes de alho picados
¼ pimenta dedo de moça picado
50g queijo parmesão ralado
100ml azeite de oliva
Suco de 1 limão
Manjericão, somente as folhas, a gosto
Sal e pimenta moída na hora, a gostoN/A / N/A

Coxinha de Rã com Pesto de Taioba

 Preparo

Desosse as rãs e deixe o osso da coxa aparente. Tempere com sal e pimenta. Passe no ovo batido e empane com a farinha panko, dando o formato de uma coxinha. Frite por imersão em óleo quente e deixe escorrer em papel absorvente.

Pesto de Taioba
Descarte os talos das folhas de taioba e ferva na água salgada durante 10 minutos ou até que fiquem macias. Retire do fogo, coloque em água gelada e depois escorra. Bata no liquidificador com todos os ingredientes, colocando o azeite aos poucos. Acerte o sal. 

Montagem
Coloque o pesto de taioba no centro do prato e a coxinha da rã por cima do pesto.N/A / N/AUNA – Os alunos Leonardo Vieira, Aline Alves e Dora Laender que prepararam ceviche de tilápia, suflê de truta e rã empanada ao ratatouille do quintal

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por