A chef Samira Lyrio é a convidada deste domingo do Harmonizando com Alma, evento realizado pela parceria entre o projeto Territórios Gastronômicos, o jornal Hoje em Dia e o Restaurante Alma Chef.

A cada semana, um chef prepara uma receita especialmente para harmonizar com os vinhos selecionados pelo sommelier José Maria Carvalho, da Importadora Mistral. Os convidados escolhem as melhores combinações entre os pratos servidos e os vinhos sugeridos.

Histórico

Em 2006, Samira abriu o próprio bistrô na Serra, em BH: o Restaurante Flores, que durou nove anos, privilegiando a cozinha internacional com ingredientes frescos, regionais e produtores locais.

Com o fechamento do Flores, Samira Lyrio se tornou chef consultora, tendo passagem recente pelo Restaurante Sargas, do Hotel Mercure, onde inseriu no cardápio a receita apresentada nesta edição. Hoje, ela está no comando da cozinha da Gusto Osteria, localizada também na capital mineira.

Com simplicidade, receita une poucos produtos e muito efeito

A sensibilidade para buscar a essência dos melhores produtos, aliada à simplicidade de suas receitas, é a marca registrada da chef que iniciou sua carreira ao retornar ao Brasil, após um período em que viveu nos Estados Unidos.

Samira Lyrio 2

A receita apresenta a classe e o charme do chocolate num preparo bem simples, com um resultado surpreendente


Pot du crème chocolat
Sargas Restaurante
Chef consultora Samira Lyrio
Junho – 2016

Ingredientes:
230 g de chocolate meio amargo
360 ml de leite
240 ml de creme de leite
6 gemas grandes
75 g de açúcar granulado
1 pitada de sal
8 pedaços pequenos de de gergelim

Modo de fazer:
Pique bem o chocolate e coloque no liquidificador. Em uma panela adicione leite, creme de leite, gemas, açúcar e sal. Mexa constantemente até levantar fervura e engrossar. Retire do fogo e despeje no liquidificador junto com o chocolate e bata. Divida entre xícaras de café e deixe refrigerar por duas horas. Decore com o toffee de gergelim.
 

Porto Graha's

Porto Graham’s Fine Tawny


Harmonização Mistral Importadora

Sommelier José Maria Carvalho
Melhor
Porto Graham’s Fine Tawny
– Portugal
Valor:
R$ 101,20
Descrição:
Bouquet de frutas secas, ótimo para chocolate.

Sommelier José Maria Carvalho
2º Lugar
Estiva Sobremadeirado Bodegas Esmeralda
– Argentina
Valor:
R$ 48,50

Descrição:
Complexo, aromas: mel e baunilha.