Marcio Lacerda espera decisão do TSE até esta terça-feira e vê prejuízo à campanha

Lucas Borges
lborges@hojeemdia.com.br
20/08/2018 às 13:30.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:00
 (Lucas Prates )

(Lucas Prates )

A queda de braço entre Marcio Lacerda (PSB) e o diretório nacional do PSB, que tenta impedir a candidatura do ex-prefeito de Belo Horizonte ao governo de Minas, pode estar perto de um desfecho. Pelo menos é o que entende Lacerda, que aguarda o posicionamento do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação à ação de impugnação imposta pela liderança nacional do partido. 

Durante um evento do setor empresarial, que também contou com a presença do candidato a vice-governador, Adalclever Lopes (MDB), e do candidato ao Senado, Jaime Martins (PROS), que integram a chapa, Lacerda comentou o imbróglio envolvendo sua candidatura ao Palácio da Liberdade e revelou que espera para breve uma definição da Justiça.

“Continuamos trabalhando na Justiça para validar a nossa candidatura, tanto aqui no TRE-MG quanto no TSE. Estamos aguardando a manifestação desses órgãos entre hoje ou amanhã. Amanhã é um dia decisivo, principalmente ao que se refere ao TSE. Temos confiança que a nossa causa é justa, a Justiça nos dá toda a confiança no nosso entendimento. Confiamos na Justiça, vamos aguardar e respeitar o resultado”, completou. 

O empresário citou qual procedimento foi ajuizado no TRE, e admitiu certo desgaste com a indefinição da situação. “No TRE-MG nós entramos desqualificando a ação da chamada direção estadual interventora. Todas as medidas jurídicas que vem sendo tomadas nós confiamos que a Justiça julgará favoravelmente à nossa candidatura. É um pouco estressante essa insegurança, mas faz parte do jogo político”.

Sem plano B

Questionado sobre a possibilidade de assumir outra posição no pleito de outubro, em caso de indeferimento da candidatura ao governo, Lacerda foi enfático e afirmou que não cogita outra opção, apesar de reconhecer o impacto negativo do imbróglio para a campanha.

“Não estou raciocinando com essa hipótese (ocupar outra posição na disputa). Continuo entendendo que a nossa candidatura será vitoriosa na Justiça. Nos preocupa um pouco a questão da demora nas decisões, isso pode prejudicar a mobilização, mas continuamos acreditando que vamos ter uma resposta rápida”.

Candidato a vice-governador na chapa do ex-prefeito, o deputado federal Adalclever Lopes endossou o discurso de Lacerda, mostrando confiança na aprovação da candidatura da chapa. “Para nós não existe essa posição (Lacerda não conseguir se candidatar). A chapa está registrada. Marcio é o candidato a governador, eu sou candidato a vice, e o deputado Jaime Martins é o candidato ao Senado. Estou muito tranquilo, assim como todos os outros partidos que compõem a chapa conosco, que o candidato é o Marcio Lacerda e nós disputaremos para ganhar a eleição".

Em relação à possibilidade de assumir a cabeça da chapa em caso de impedimento de Lacerda, o que já vem sendo discutido por lideranças do MDB, Adalclever negou a hipótese, destacando que os partidos aliados também mostram confiança na vitória de Lacerda.

“A candidatura do Marcio é a nossa candidatura. Não há nenhuma outra hipótese que não seja a candidatura do Marcio Lacerda e com todos esses partidos unidos (da coligação) pra ganhar as eleições”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por