Mesmo sem Lacerda, coligação quer terceira via; Adalclever e Jaime Martins são opções

Lucas Simões
lsimoes@hojeemdia.com.br
22/08/2018 às 22:03.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:03
 ( )

( )

Os sete partidos que apoiavam a candidatura de Marcio Lacerda (PSB) por meio da coligacão “Minas Tem Jeito” decidiram, ontem, manter viva a opção de uma terceira via na disputa pelo Palácio da Liberdade. A decisão colocaria fim – ou ao menos amenizaria – à polarização entre PT e PSDB e ainda garantiria chapa proporcional.

Líderes de MDB, PV, Podemos, PDT, Pros e PRB, além de PSB, se reuniram em almoço no início da tarde e, depois, continuaram o encontro na Assembleia Legislativa para decidir qual nome irá assumir a cabeça de chapa da coligação, bem como o candidato a vice e os postulantes ao Senado. Até o fechamento desta edição ainda não havia decisão.

Segundo o deputado federal Saraiva Felipe (MDB), presidente da Comissão Provisória do partido em Minas, dois nomes foram ventilados para assumir a candidatura ao governo de Minas: o presidente da ALMG, Adalclever Lopes (MDB), e o deputado federal Jaime Martins (PROS).

“Estamos caminhando aí com alguns nomes. Por exemplo, tem o deputado Adalclever, o deputado federal Jaime Martins”, disse Saraiva.

Já o deputado federal Mário Heringer (PDT), presidente da legenda em Minas, disse que os partidos estão analisando o candidato com mais chances de ser viabilizado. 

“Resolvemos ter um candidato e, para ter candidato, estamos vendo quem tem mais viabilidade eleitoral. Estamos trazendo pessoas técnicas de marketing e imprensa para a discussão”, disse.

Heringer ainda ressaltou que os partidos estavam avaliando uma série de parâmetros para a definição, como experiência do eventual candidato e até problemas que o nome definido possa trazer à chapa. 

“Por exemplo, a gente sabe que tem avaliação da sociedade e ninguém quer PT e PSDB. Mas, como é que fica o MDB nessa discussão? O MDB nacional contamina o MDB estadual? É uma pergunta a ser respondida. A gente pode ou deve ter uma mulher disputando conosco?”, problematizou. 

Questionado sobre o papel de Marcio Lacerda nesta eleição, Heringer disse que o ex-prefeito pode, inclusive, assumir a coordenação da campanha. “Eventualmente, pode (assumir a campanha). Se ele tinha condições de ser nosso governador, coordenador com certeza ele tem condição. Mas ainda não chegamos nesse ponto”.

Anastasia lidera em Minas e Lula mantém dianteira nacional

O senador Antonio Anastasia (PSDB) lidera a corrida pelo Palácio da Liberdade, com 29% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada ontem. Em segundo lugar, aparece o governador Fernando Pimentel (PT), com 20%. A pesquisa foi realizada dias 20 e 21 deste mês. Nesse cenário, já não aparece mais o ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda. 

Excluído o ex-prefeito, o terceiro colocado aparece apenas com 5% das intenções de voto, consolidando a polarização da disputa eleitoral em Minas. 
Na avaliação sobre a rejeição dos candidatos, 38% dos entrevistados disseram não votar de jeito nenhum em Fernando Pimentel. Já Anastasia tem 26% de rejeição. 

Campanha
O governador Fernando Pimentel não teve agenda pública de campanha ontem. 
Já o adversário Antonio Anastasia participou de um encontro com 120 lideranças municipais, no comitê eleitoral de Rodrigo Pacheco (DEM), candidato ao Senado. 

Em meio às críticas dos municipalistas à gestão de Pimentel, em função do atraso em repasses, Anastasia calcula que conta com o apoio de cerca de 70% dos prefeitos de Minas. “Estimo que dos 853 prefeitos de Minas Gerais, nós devemos ter o apoio de pelo menos 600 deles”, completou. 

Senado
Na disputa pelo Senado, o levantamento Datafolha mostra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) com 25% das intenções de voto. 
Foram entrevistados 1.214 eleitores de 56 municípios mineiros nos dias 20 e 21 de agosto. O registro no TRE é MG-09858/2018 e no TSE é BR-04023/2018.

Presidente
A disputa para a Presidência da República tem o ex-presidente Lula (PT) na liderança e Jair Bolsonaro (PSL) em segunda colocação (veja gráfico abaixo). 
 

Após a divulgação da pesquisa presidencial Datafolha, o dólar fechou o dia ontem cotado a R$ 4,06. Ao longo do dia, moeda chegou a R$ 4,09
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por